Essa articulação é uma das mais importantes do corpo humano, é muito sensível, suscetível a lesões e merece um cuidado todo especial por nossa parte. Não são apenas os atletas que necessitam olhar para essa parte com maior cuidado. Pessoas comuns também, já que com o passar do tempo o preço pelo mau uso dos joelhos é caro.
Exercícios regulares
A prática regular de exercícios previne lesões diversas e, naturalmente, os joelhos não estão excluídos. Afinal, existiu um tempo em que atividade física era considerada prejudicial a pessoas com limitação física, o que está amplamente derrubada. Pratique exercícios moderados e tenha joelhos saudáveis. Movimento é fundamental para articulações.
Reconheça seus limites
Da mesma forma que exercitar-se é fundamental, aquela história de que tudo em excesso é ruim fica bem explicitado neste tópico. É preciso saber qual o seu limite. Por exemplo, se você não corre há muito tempo, não tem como buscar grandes velocidades e distâncias. Assim, você estará forçando a sua articulação.
O calçado precisa ser ideal
Seja na prática esportiva ou mesmo no transcorrer do dia a dia, a escolha de calçados adequados muda totalmente o cenário de conservação da articulação dos joelhos. Tênis sem amortecimento são totalmente incompatíveis com uma corrida, por exemplo. O uso inadvertido pode causar lesões graves no joelho.
Mantenha-se no peso ideal!
Essa talvez seja a recomendação mais importante a ser feita para uma pessoa. Afinal, o excesso de peso não prejudica apenas os joelhos. Prejudica o todo. Os joelho, por sua vez, precisam aguentar uma demanda de peso extra que, com o tempo, causam dores, lesões e necessidades de tratamentos. Portanto, cuidar do seu corpo de maneira geral é garantir a sobrevida para sua articulações. O Dr. Renato Bastos, da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, fala sobre essa questão: “Naturalmente, existem muitas lesões que não tem a ver com excesso de peso, mas essa condição abre um precedente para uma queda substancial na qualidade de vida do indivíduo, pois ele vai sentir dores e não terá ânimo para se movimentar, entrando num ciclo vicioso. É preciso evitar o excesso de peso”, conclui!