Meu carro varia RPM, o que pode ser?

Você já ouviu falar no sensor de rotação? Ele é um dos componentes mais importantes do sistema de injeção eletrônica e faz com que seu carro tenha um comportamento regular em diferentes rotações. A presença do sensor que estiver apresentado algum tipo de falha implica na variação de RPM, já que esse é sensor que mediante impulsos elétricos regula a rotação de todo o motor em sintonia com outras partes.

O principal sintoma de problemas nessa peça fundamental é a variação de RPM em marcha lenta que, em diversos casos, compromete o uso do ar-condicionado. É o sensor que regula que o motor precisa de cerca de 1000 RPM para se mantê-lo ligado com um consumo racional. É esse mesmo sensor que induz a necessidade de compensar a rotação com a entrada do compressor do ar-condicionado. Esta é uma peça exclusiva dos carros à injeção e carecem de pouca manutenção. Entretanto, o seu comprometimento implica numa troca repentina, já que em muitos casos o motor nem liga.

Manutenção no sistema de injeção deve ser preventivo

Qualquer problema no sistema de injeção eletrônica é bastante desagradável. Afinal, é o sistema que alimenta o motor de combustível, quando reparado e não mantido gera altos custos de manutenção, além de privação no uso. O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, lojas de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre a importância dos motoristas precavidos: “Além de ser mais barato combater problemas de maneira prévia, o motorista precavido perde menos tempo na oficina. Todos deveriam pensar em manutenção como em algo a prevenir problemas e não ao contrário”.
Muitos problemas do carro que parecem ser de motor ou câmbio em muitos casos são problemas de injeção. Isso torna a verificação importante. Além disso, é preciso usar os scanners de detecção que apenas oficinas especializadas possuem. Realize a sua manutenção e ande sempre!

História da fotografia preta e branco

A fotografia nasce em p&b. O maquinário que permitiu os primeiros registros fotográficos data do início do século XIX. A primeira fotografia é uma imagem produzida em 1825, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Ele utilizou uma placa de estanho coberta com um produto derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. Para produzir a primeira fotografia do mundo, foram necessárias 8 horas de exposição à luz.

Fotografia em P&B 5

Paralelamente às experiências de Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre construiu uma câmera escura de efeitos visuais em um espetáculo denominado “Diorama”. Ele ainda foi responsável pelo processo de registro de imagem usando uma placa de prata de cobre, batizada de daguerreotipo.

Daguerre e Niépce trocaram correspondências e experiências durante alguns anos, até finalmente firmarem uma sociedade para o bem da história da fotografia. Após a morte de Niépce, Daguerre conseguiu dar mais um passo ao desenvolver um processo que usava o vapor de mercúrio para reduzir o tempo de revelação das fotografias, de horas para minutos.

Fotografia em P&B 2

Esta época foi de grande desenvolvimento da tecnologia não só na fotografia, como na ciência como um todo. Vários pesquisadores trabalhavam em paralelo. O britânico William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo de revelação denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata, que posteriormente eram colocadas em contato com outro papel, produzindo a imagem positiva.

“Este processo desenvolvido por Talbot é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para reproduzir várias imagens positivas a partir de um único negativo”, esclarece Rogério von Krüger, fotógrafo profissional.

Dicas para fotografar em p&b

Fotografia em P&B 4

Por conta dos produtos usados no início do desenvolvimento da fotografia, as imagens eram pretas e brancas. Filmes coloridos também passaram por um processo de diversos experimentos até chegar aos resultados que conhecemos. A fotografia colorida é padrão até no mundo digital, mas é inegável a paixão que a fotografia p&b desperta. “A fotografia em preto e branco é muito querida por diversos motivos, mas principalmente por destacar determinados detalhes e tons que muitas vezes se perdem na explosão de cores. Cada imagem é única e escolher entre p&b e colorida muda todo o resultado final. Cabe ao fotógrafo decidir o melhor caminho”, explica Rogério, que há anos trabalha como fotógrafo de casamentos.

O digital hoje permite infinitas possibilidades de cor e tons, e com os aplicativos e filtros a gama de opções não para de crescer. Dica para os fotógrafos é que quanto melhor fotometrada sua foto, poucos ajustes serão necessários e qualquer cor cai bem. Para quem não é profissional, treine seu olhar. Escolha imagens interessantes e ângulos diferenciados, e os filtros serão seus aliados.

 

Novo aplicativo Coelba

Dicas para economizar luz
Dicas para economizar luz

Se você e morador do estado da Bahia, já deve estar acostumado com esse nome Coelba, pois a mesma e responsável pela energia elétrica de praticamente todo o estado, isso inclui a capital Salvador e outros municípios.

Visando sempre facilitar a vida de seu usuários a empresa lançou uma versão mobile do seu site, com os mesmo recursos que o site atual.

Como dever de sempre respeitar o cliente, a Coelba, criou uma pagina web onde diversos serviço podem ser consultados, agora também pode ser acessado do seu celular, e o mesmo se ajusta a sua tela, sem necessidades de dar zoom infinito para preencher um simples campo ou algo do gênero, dentre as principais funções da versão web do site, podemos destacar algumas como:

  • Consulta de Dívidas: E possível consultar suas dívidas apenas com seu CPF ou CPJ, ou ainda com o seu número de contrato que está impresso em sua conta de luz.
  • Número de Contrato: Então você quer consultar suas dividas ou qualquer ou função, mas não se lembre o seu número de contrato? Por isso a Coleba criou essa função onde com apenas o CPF no caso de Pessoa Física ou CNPJ no caso de empresas, você relembrar o seu número de contrato, mas lembre-se dessa vez de anota-lo em algum lugar seguro.
  • Segunda Via: Sem dúvidas esse e o recurso mais utilizado do site Coelba tanto na sua versão desktop como na sua versão móvel, o Coelba 2ª de conta e responsável por gerar uma segunda da sua fatura, em casos onde a fatura não e entregue, ou no casos do mais desatentos, no caso de extravio de conta, também muito útil para quando está viajando e não tem como pagar sua conta, e que evitar o corte, e depois o religamento da mesma.
  • Religamento: Em casos mais extremos sua conta de luz pode ser cortada, e se isso acontecer você deverá solicitar a empresa o religamento da mesma, e isso pode ser feito através de seu site móvel, mas não esquece de ter suas contas pagas e com os devidos comprovantes quando o eletricista da empresa ir realizar o religamento em sua casa, caso contrário nada feito.
  • Troca de titularidade: Esse recurso e muito usado por quem mora de aluguel, e sempre precisa de um comprovante de residencial, e através da troca de titularidade ficou ainda mais fácil conseguir isso, transferindo a titularidade para você, com alguns simples documentos que são informados no site.

São diversas as funções que vieram para lhe ajudar, e tornar sua vida mais fácil.

Como instalar o Instagram no celular

As redes sociais e o avanço da tecnologia têm deixado as pessoas cada vez mais conectadas e atualizadas com o mundo virtual.

Logo Instagram

Instagram é mais um dos aplicativos que fazem com as pessoas interajam nas redes sociais, ele é um aplicativo gratuito para smartphones.

Você pode tirar fotos, passá-las por filtros e compartilhar bons momentos praticamente ao vivo com as redes sociais. Assim na mesma hora os seus amigos que estiverem conectados poderão curtir e comentar as suas fotos.

Você poderá publicar as suas fotos pelo próprio Instagram, pelo Facebook ou pelo Twitter, assim o aplicativo reforma as imagens de maneira que elas ficam num formato 4:3, padrão Kodak.

Esta é uma ferramenta que foi desenvolvida por um brasileiro, o Mike Krieger, juntamente com Kevin Systrom e no momento está disponível apenas para aparelhos móveis da Apple iOS e Android.

Compra do Instagram pelo Facebook

Hoje o Instagram é do Facebook, pois no dia 9 de abril de 2012, foi anunciada a compra por US$ 1 bilhão, assim Mark Zuckerberg, visa ganhar mais visitações em sua rede social e ampliar seu leque de produtos.

Como instalar o Instagram no celular

Em apenas alguns passos você consegue instalar o seu aplicativo. Basta que você conecte o seu Android na internet, independentemente de onde você está conectando, se é Wi-Fi ou a própria internet do celular.

Após conectado acesse o Google Play, faça o seu login na sua conta Gmail e através do campo de buscas digite “Instagram” e procure pelo aplicativo.

Assim que encontrar o aplicativo clique em Download, baixe o aplicativo e assim que baixado ele será instalado automaticamente.

Como criar uma conta na rede social de forma simples e fácil

Para quem está a procura de como fazer Instagram vamos explicar de forma simplificada como realizar esse processo, confira:

Ao acessar o Instagram pela primeira vez, será necessário que você crie um login no Instagram, informe então o seu e-mail, nome do usuário e a senha que desejar. Agora é só clicar em continuar e você já poderá usar o seu aplicativo, também e possível criar um conta simplesmente autorizando ele acessar seus dados do Facebook, e vinculando sua conta a ela, dessa forma seus perfis em ambas redes sociais já ficam integrado, isso não quer dizer que os likes do Facebook e os gostos do Instagram serão somados.

Tire as suas fotos, passe o filtro que desejar e compartilhe a sua imagem através das redes sociais.

Guest Post!
O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Regina Silva.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo email contato [arroba] clubedascuriosidades [ponto] com

Rodovias solares, as verdadeiras estradas verdes

A construção de rodovias capazes de gerar eletricidade por meio da energia solar, chamadas de fotovoltaicas ou rodovias solares, já é uma realidade possível. Desde 2009, há nos Estados Unidos um projeto de painéis desenvolvidos que podem substituir a cobertura do solo das autoestradas, rodovias, estacionamentos e calçadas, gerando energia.

Os painéis que captam a luz solar medem cerca de 4m² e são produzidos de materiais reciclados, como plástico, vidro e borracha, além de células solares que captam a luz do sol, transformando-a em energia. A tecnologia possibilita economia no consumo de petróleo, ao contrário do que acontece na pavimentação de estradas tradicionais, que empregam massivamente o hidrocarboneto em sua composição.

Estradas solares

Mas, aqui no Clube as Curiosidades, perguntamos: seria possível substituir toda a malha rodoviária do país por esses painéis? Qual o custo disso e seus benefícios?

Para nos responder, contamos com Gregory Mâitre, da empresa de Selante Asfáltico Betuseal, que diz não ser apenas possível como também necessário, afinal é uma forma limpa de aquisição de energia. “Esse modelo de rodovias reduz em até 50% a emissão de gases causadores do efeito estufa, contribuindo com a melhoria na qualidade do ar.”

Como são compostos os painéis e as rodovias

Os painéis são constituídos de três camadas, cada uma com uma função distinta. São elas camada da superfície, eletrônica e a camada de base. Suas funções são:

Camada superficial

É transparente e muito resistente. Áspera ao ponto de fornecer a tração necessária, no entanto não impede que a luz do sol chegue às células do coletor solar, que são compostas por leds e um dispositivo que gera o aquecimento.

Essa primeira camada é capaz de suportar veículos de carga superpesada e tem proteção contra as intempéries, e impermeável contra chuva, protegendo a camada abaixo, a eletrônica.

Camada eletrônica

A camada eletrônica possui uma placa com um pequeno processador e um circuito de apoio, com o objetivo de detectar as cargas da superfície e controlar o componente de aquecimento, que por sua vez, reduz ou elimina a neve e o gelo, caso necessário. O microprocessador controla a iluminação, a comunicação e o monitoramento.

Um dispositivo de comunicação eletrônico é colocado a cada três metros, transformando uma rodovia fotovoltaica numa verdadeira estrada inteligente.

Camada de base da rodovia solar

A função da camada de base é a distribuição geral de energia e dos sinais de dado enviados, que são captados pela camada eletrônica. Essas informações são enviadas para instituições públicas, casas, empresas e aparelhos eletrônicos que estejam ligados à rodovia.

Vantagens das rodovias solares

O benefício imediato é a utilização de fonte energética sustentável, reduzindo a dependência de fontes não renováveis. Estima-se que os painéis durem de 30 a 40 anos, muito mais do que os sete a 12 anos das estradas convencionais.

Em caso de desastre natural, as rodovias solares são capazes de fornecer energia em momentos críticos, como em caso de terremotos ou tornados, por exemplo. Como é proveniente do sol, essa energia é sempre uma opção, mesmo que outras fontes de energia falhem, por alguma catástrofe ou emergência militar, por exemplo.

Outra vantagem é o fato de não causar impacto ambiental, afinal seria apenas uma adaptação às estradas que já existem. Ainda tem a possibilidade do carregamento indutivo acoplado nas estradas, isso quer dizer que os carros elétricos podem ser recarregados enquanto se movem.

Desvantagens da Rodovias solares

Diante de todas essas vantagens, Mâitre lembra que também há as desvantagens, embora não cheguem a comprometer seus benefícios. Ele aponta como maior empecilho os custos com manutenção. Como os pneus dos carros se desgastam, pode ser preciso muito investimento na manutenção das vias, para que estas tenham sua base de captação de energia solar consistente.

Você sabe quais são as principais estratégias de marketing digital para 2015?

O mundo digital muda a cada dia e para se manter na frente da concorrência é preciso empenho e atenção ao futuro. Ninguém sabe exatamente o que será novidade na tecnologia ou quais equipamentos serão lançados e dominarão os usuários, mas com um pouco de atenção é possível antecipar-se ao próximo ano.

Marketing Digital - Brainstorm

Para conseguir “advinhas o futuro” e prever quais ações serão mais importantes em um futuro próximo, uma agência de marketing digital analisa as últimas técnicas que tiveram sucesso e buscam aprimorar tais ferramentas.

Consultoria em marketing digital aponta tendências

Um ponto importante para 2015, segundo consultoria em marketing digital, continuará sendo o marketing de conteúdo, especialmente quando uma das técnicas de marketing utilizada é o SEO (Search Enginee Optimization). Tal técnica consiste em adaptar o site do cliente para que ele ganhe relevância e apareça nas primeiras posições em ferramentas de busca, como o Google. O maior desafio atualmente, no entanto, é conseguir manter tal posicionamento, uma vez que o Google muda constantemente os algoritmos que determinam qual site é mais relevante em cada assunto.

Pensando nessa necessidade, e na mudança que é necessária a todo momento para diferenciar-se de outras agências, a WSI criou o AdaptiveSEO, uma técnica inovadora que potencializa os resultados obtidos com o SEO tradicional e faz com que eles resistam às atualizações das ferramentas de busca. Para especialistas, essa é uma das maiores tendências para o próximo ano.

Marketing Digital - Blogs

Agência também aposta em redes sociais e links patrocinados

Além do marketing de conteúdo, especialistas em marketing digital apontam outras estratégias que farão a diferença no marketing digital em 2015. Entre elas estão:

  • Gerenciamento de links patrocinados;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Marketing mobile.

Cada novo equipamento que é lançado traz novos desafios para o marketing digital, uma vez que o mesmo precisa se adaptar às novas tecnologias e aparelhos, atingindo o maior público possível e assim aumentando a relevância e a credibilidade da marca.

Os desafios do marketing digital surgem a cada dia e enquanto uma agência de marketing digital luta para antecipar-se às mudanças e garantir o melhor resultado para seus clientes, muitas vezes, nós consumidores, nem imaginamos todo o trabalho feito para que o conteúdo e a empresa saltem aos nossos olhos.


Por Maristela Duarte – São Paulo/SP