Por que as ciclovias são importantes em cidades com trânsito pesado?

Recentemente inaugurada, a ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo, tem 2,7 km de extensão e foi construída no canteiro central, com pista exclusiva, e está localizada entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica. Trata-se de uma obra muito aguardada na metrópole que possui mais de 7 milhões de habitantes e é reconhecida pelo trânsito extremamente caótico.

Os defensores da ampliação das ciclovias nas grandes cidades alegam que elas ajudam a proteger a vida dos ciclistas, facilitam a circulação da população em geral na cidade e ainda por cima diminui o tempo perdido no trânsito. Isso sem falar no incentivo para a prática esportiva de atletas e amadores do ciclismo.

Mas antes de existir a ciclovia, o carro, o trânsito das grandes capitais, existiu a bicicleta. Documentos do Museu de Madrid atribuem a invenção da magrelinha a Leonardo da Vinci, ainda no séc. XV, mas o projeto nunca saiu do papel. Uma versão mais parecida com a bicicleta que conhecemos data de 1818 em Paris. De lá para cá ela passou por muitas modificações até ser a “máquina” que conhecemos hoje.

Uma invenção com mais de 100 anos

Ciclovias

A primeira ciclovia também é uma invenção francesa de 1862 para que os ciclistas não se misturassem às charretes e carroças da época. Na verdade, existem vários tipos de ciclovia como as de tráfego compartilhado, ciclofaixa e a ciclovia. Somente a ciclovia é um espaço segregado para as bicicletas e ciclistas.

Para que uma ciclovia seja boa, alguns aspectos devem ser levados em conta como por exemplo a infraestrutura. É necessário um estudo sobre rede viária, entender o trânsito e cruzamentos que ficam próximos à ciclovia e escolha do piso adequado. Segundo Gregory Mâitre, da empresa de selante asfáltico Betuseal, o piso é fundamental “pois um bom material impede a ação de agentes responsáveis pela sua degradação prematura, como os raios UV e infiltração de água”.

Diferente da maioria das ciclovias, que são pintadas com tinta vermelha para facilitar a sinalização, a obra da Avenida Paulista é feita com concreto pigmentado com coloração. Este tipo de ciclovia tem muitas vantagens em relação as asfaltadas como aponta Gregory “as ciclovias de concreto não precisam de uma iluminação pública forte, pois o concreto possui coloração bem mais clara do que o asfalto e armazenam muito menos e calor, além de ser antiderrapantes”.

As ciclovias ainda são um ótimo investimento para o meio ambiente. Com menos carros circulando, a poluição sonora e atmosférica tem seus índices reduzidos e consequentemente melhoram qualidade de vida, indicadores de saúde e de expectativa de vida.

Por que Kevin Durant precisou de um enxerto no pé?

Recentemente, no início de abril, o jogador Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, foi submetido a uma cirurgia de reparação no quinto metatarso, em que foi necessário um enxerto ósseo para recuperação do osso lesionado. A lesão é conhecida como Fratura de Jones, e é de difícil recuperação, pois ocorre numa região articular do osso com pouca irrigação sanguínea.

A cirurgia no pé do jogador foi o procedimento indicado, já que um parafuso implantado em outubro para a cura de uma lesão estava causando fortes dores. A peça foi implantada com o objetivo de reparar uma fratura, que apresentou regressão, por isso optou-se pela realização de um enxerto ósseo no pé do atleta.

Implante de parafusos não teve êxito

Parafusos cirúrgicos

Como em todo tratamento médico, a opção pela cirurgia é sempre postergada até que se esgotem todas as possibilidades de tratamento. No caso de Kevin Durant, o enxerto revelou-se uma medida extrema, já que o local lesionado já havia sofrido intervenção cirúrgica, com o implante de parafuso.

De acordo com o médico Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos ortopédicos, “provavelmente o organismo do Kevin apresentou algum tipo de rejeição ao material, embora atualmente sejam utilizados em casos como o dele materiais bioabsorvíveis, ou seja, são assimilados pelos tecidos com o tempo, se não houver incompatibilidade”.

O que é um enxerto ósseo?

Enxerto é a retirada de parte do tecido de uma parte do corpo para inseri-lo em outra que esteja lesionada ou inutilizada. Normalmente, é retirada um fragamento do osso ilíaco, um osso do quadril, que pode ser do próprio paciente, ou de um doador externo. Não foi divulgado se o osso que o pé de Kevin recebeu era seu ou de outra pessoa.

Fratura no metatarso, uma lesão de recuperação demorada

As articulações entre os ossos do pé, por serem dotadas de pouca mobilidade, são dotadas de forte ligação por tendões e apresentam pouca irrigação sanguínea. Segundo o ortopedista Renato Bastos, da Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro “fraturas nos metatarsos são bastante comuns, principalmente no quinto, que fica na parte mais externa do pé, onde Kevin sofreu a lesão. Em alguns casos, como fraturas no segundo e terceiro metatarso, nem sempre as primeiras radiografias são suficientes para detectar o problema, podendo ser necessária até a realização de ressonância para o diagnóstico”.

Com a cirurgia, Kevin Durant, MVP em 2014 (melhor jogador da NBA), deverá permanecer afastado do basquete por aproximadamente 6 meses, o que decreta o fim de sua participação na atual temporada.

A Seleção Sul-Coreana de Futebol – Curiosidades

Olá Pessoal, dando sequência à nossa série de postagens sobre as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA™ 2014, vamos falar sobre a Seleção da Coreia do Sul.

Seleção Sul-Coreana de Futebol

 

O futebol Sul-Coreano, desde 1970, emergiu como uma potência no futebol Asiático, ganhando diversos campeonatos de futebol de prestígio na Ásia. A Seleção Sul-Coreana de Futebol jogou a Copa do Mundo por 5 vezes consecutivas, tornando seus jogadores os reis do futebol asiático. A Liga Coreana de futebol profissional foi lançada em 1983 como o primeiro de seu gênero na Ásia. Isso não apenas agradou os torcedores nativos, mas também incrementou o nível do futebol Coreano. A Copa do Mundo de 2002 foi um sinal do rápido progresso no futebol Coreano. Certamente, ter sido uma das sedes do evento com o Japão é o resultado da paixão e do interesse do povo Coreano pelo futebol. Liderados pelo técnico neerlandês Guus Hiddink, e com uma grande performance de uma estrela em ascensão do futebol asiático chamado Park Ji-Sung, a seleção deixou o mundo boquiaberto por ter eliminado uma grande e tradicional força do futebol mundial, a Itália e avançando rumo às quartas-de-final e eliminado uma outra grande seleção nessa fase, a Espanha em uma polêmica e emocionante disputa de pênaltis, conseguindo assim uma vaga inédita para a tão sonhada fase de semifinais, a primeira de um time asiático na história do torneio. Esse feito foi o resultado de um grande apoio e engajamento de todo o povo Coreano que ama tanto o futebol. O entusiasmo da torcida vermelha, os “diabos vermelhos”, também surpreenderam os espectadores. Já na Copa de 2010, chegou às oitavas-de-final, sendo eliminada pelo Uruguai.

Vamos às curiosidades sobre a Seleção Sul-Coreana

Apelidos: “Les Tigres d’Asie”, “Les Guerriers Taegeuk”, “Les Diables Rouges”

Confederação: AFC – Ásia

Fornecedora de Material Esportivo: Nike

Treinador: Choi Kang-Hee

Capitão: Kwak Tae-Hwi (Ulsan Hyundai FC – KOR)

Jogador com mais participações: Hong Myung-Bo – 135 jogos

Artilheiro: Cha Bum-Kun – 55 gols

Participações em Copa do Mundo: 9 (1° participação em 1954)

Melhor resultado em Copa do Mundo: 4° lugar – 2002

Posição no Ranking da FIFA™: 55° lugar


O que acharam desse artigo? Têm algo para acrescentar? Deixe o seu comentário!

A Seleção Russa de Futebol – Curiosidades

Olá Pessoal, dando sequência à nossa série de postagens sobre as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA™ 2014, vamos falar sobre a Seleção da Rússia.

Seleção Russa de Futebol

 

A Seleção Russa de Futebol Surgiu após a dissolução da Seleção da CEI, criada apenas para disputar a Eurocopa de 1992, para a qual a seleção da URSS, extinta juntamente com o país no ano anterior, já estava classificada. Desde o colapso do comunismo, os russos não conseguem obter os mesmos resultados da antiga URSS no futebol: foram eliminados na primeira fase nas duas Copas e Eurocopas que disputaram (1994 e 2002; 1996 e 2004, respectivamente) e não se classificaram para nenhuma Olimpíada. Sob o comando do técnico holandês Guus Hiddink, criou-se um otimismo entre a torcida russa, especialmente depois da classificação dramática para a Eurocopa de 2008. Na Universíada, obtiveram uma medalha de bronze em 1995. A Rússia sediará a Copa do Mundo de 2018.

Vamos às curiosidades sobre a Seleção Russa

Apelidos: “Os Soviéticos”

Confederação: UEFA – Europa

Fornecedora de Material Esportivo: Adidas

Treinador: Fabio Capello

Capitão: Roman Shirokov (Zenit St. Petersburg – RUS)

Jogador com mais participações: Viktor Onopko – 109 jogos

Artilheiro: Vladimir Beschastnykh, Aleksandr Kerjakov – 26 gols

Participações em Copa do Mundo: 3 (1° participação em 1994)

Melhor resultado em Copa do Mundo: Primeira Fase – 1994, 2002 e 2014

Posição no Ranking da FIFA™: 18° lugar


O que acharam desse artigo? Têm algo para acrescentar? Deixe o seu comentário!

A Seleção Argelina de Futebol – Curiosidades

Olá Pessoal, dando sequência à nossa série de postagens sobre as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA™ 2014, vamos falar sobre a Seleção da Argélia.

Seleção Argelina de Futebol

 

A Seleção Argelina de Futebol já se classificou quatro vezes para a Copa do Mundo: em 1982, 1986, 2010 e 2014. Venceu a Copa das Nações Africanas em 1990, quando sediou o torneio. Também é conhecida como “Les Fennecs“, “As Raposas”, e “Muhariby al-Sahara“, os “Guerreiros do Saara”. A Copa de 2014 foi um marco para a história do futebol Argelino, pois pela primeira vez eles conseguiram se classificar para as Oitavas de Final, fase em que perderam para a Seleção Alemã de Futebol, por 2 a 1 na prorrogação.

Vamos às curiosidades sobre a Seleção Argelina

Apelidos: “Raposas”, “Raposa do Deserto”, “Guerreiros do Saara”, “El Khedra” ou “Les Verts” (“Os verdes”)

Confederação: CAF – África

Fornecedora de Material Esportivo: Puma

Treinador: Vahid Halilhodžić

Capitão: Madjid Bougherra (Lekhwiya SC – QAT)

Jogador com mais participações: Lakhdar Belloumi – 147 jogos

Artilheiro: Abdelhafid Tasfaout – 35 gols

Participações em Copa do Mundo: 4 (1° participação em 1982)

Melhor resultado em Copa do Mundo: Oitavas de Final – 2014

Posição no Ranking da FIFA™: 27° lugar


O que acharam desse artigo? Têm algo para acrescentar? Deixe o seu comentário!

A Seleção Belga de Futebol – Curiosidades

Olá Pessoal, dando sequência à nossa série de postagens sobre as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA™ 2014, vamos falar sobre a Seleção da Bélgica.

Seleção Belga de Futebol

 

A Seleção Belga de Futebol fez a sua primeira partida no dia 1° de Maio de 1904, empate por 3 a 3 com a França. Antes disso, a equipe contava com ajuda de alguns jogadores ingleses, fazendo com que estas partidas não fossem consideradas. No dia 28 de Abril de 1901, o time belga bateu a Seleção dos Paises Baixos (Holanda) por 8 a 0. A equipe recebeu o apelido de “Os Diabos Vermelhos” do jornalista Pierre Walckiers em 1906, após outra vitória sobre a Holanda, desta vez por 3 a 2, em Roterdã. A Bélgica esteve presente em 11 mundiais, sendo que sua melhor classificação se deu em 1986, no México, quando alcançou o quarto lugar. Na Eurocopa, seu melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1980. A atual Seleção Belga vem sendo considerada como a “geração de ouro” da Bélgica, sendo eliminada nas quartas de final pela Argentina na copa de 2014.

Vamos às curiosidades sobre a Seleção Belga

Apelidos: “Rode Duivels”, “Diables Rouges” (Em Holandês e em Francês, respectivamente, “Diabos Vermelhos”)

Confederação: UEFA – Europa

Fornecedora de Material Esportivo: Burrda

Treinador: Marc Wilmots

Capitão: Vincent Kompany (Manchester City – ENG)

Jogador com mais participações: Jan Ceulemans – 96 jogos

Artilheiros: Paul Van Himst e Bernard Voorhoof – 30 gols

Participações em Copa do Mundo: 11 (1° participação em 1930)

Melhor resultado em Copa do Mundo: 4° lugar – 1986

Posição no Ranking da FIFA™: 14° lugar


O que acharam desse artigo? Têm algo para acrescentar? Deixe o seu comentário!