Você conhece o Memorial dos Pretos Novos, no Rio de Janeiro?

Quando o assunto é turismo, muitas pessoas pensam em Rio de Janeiro. Mas na mente vem aqueles belos cartões postais e isso não tem qualquer problema. Afinal, só viraram referência por todo o apelo estético e que são ano após ano chancelados pela população fluminense e turistas de toda as partes do globo. Mas você sabia que o Rio de Janeiro tem mais história que os seus belos cartões postais? Você sabe que a história do país, mais precisamente do período escravagista, tem alguns capítulos enraizados no solo carioca?

[Imagem] Memorial pretos novos RJ

O Memorial dos pretos novos é um templo de respeito aos negros que morriam no translado ao Brasil e que no século XVIII e XIX eram enterrados no seu terreno que, à época, era um cemitério de negros oriundos da África e que chegavam para serem vendidos no mercado de escravos. O Local que fica no Bairro da Gamboa, no Centro do Rio de Janeiro, passou por inúmeras modificações incluindo a criação de aterros que fizeram sumir o cemitério e com a urbanização da cidade a história foi se perdendo.

Apenas no ano de 1996, quando a casa foi reformada, é que os seus proprietários acharam as ossadas de pessoas e constatou-se que se tratava do velho cemitério de negros do antigo Cais do Valongo. Após a descoberta, eles, num ato de muita sensibilidade e carinho com a história do local, decidiram fazer dali um local de memória aos mortos no período.

Passeios turísticos já contemplam o Memorial

Para quem deseja visitar o local que funciona na Rua Pedro Ernesto, 36, na Gamboa, já existem diversas possibilidades dentro dos citytours no Rio de Janeiro e passeios isolados ao local. A especialista em turismo Vera Costa, da V&V Locação e Eventos, empresa de aluguel de vans no Rio de Janeiro, a procura tem sido cada dia maior “as pessoas querem conhecer um Rio de Janeiro que vai além do que é exposto mundo afora e estão se surpreendendo com a qualidade dos passeios”, ressalta ela que todo ano leva turistas para conhecer o memorial!

Conheça 5 melhores lugares do Brasil para viajar no inverno

Até mesmo aqueles que não são amantes da estação fria, sabem que o inverno impulsiona a quem gosta de viajar a realizar isso com mais frequência, seja com o seu companheiro (a), família e amigos. O fato é que a estação pede um lugar mais elegante e romântico, geralmente lugares que fugimos durante o ano inteiro. Nessa época do ano, especialmente em período de férias, o aumento de viagens é sucessivo. A procura por passagens a venda de ônibus acaba sendo uma demanda ainda maior comparado aos carros, dependendo da viagem.
No entanto, com a imensidão do país fica difícil escolher as melhores cidades para viajar nessa época do ano. Por isso, separamos cinco melhores lugares nesse período:

  1. Campos do Jordão (SP) – A Suíça brasileiraCampos do JordãoUm dos primeiros lugares a se pensar quando o inverno chega é em Campos do Jordão. Além de ter uma altitude muito elevada, ajudando na baixa temperatura a cidade, também oferece bares e restaurantes muito aconchegantes em clima romântico. Durante essa estação a cidade recebe milhares de turistas e mesmo com a grande demanda o clima sossegado não é perdido.
  2. Caldas Novas (GO) – O lugar das águas quentes Caldas NovasA graça de viajar no inverno não está em fugir do frio, mas uma água quente par relaxar não faz mal a ninguém. Caldas Novas é considerada a maior estância hidromineral do mundo, recebendo mais de 1,5 milhões de pessoas todo o ano.
    As fontes podem chegar até 60ºC e os turistas adoram esse clima diferenciado que é só encontrando em Caldas Novas.
  3. Gramado (RS) – A Europa do Brasil GramadoCom a chegada do inverno os brasileiros criam a expectativa de ver a neve e correm para o Gramado, pois é uma das poucas cidades brasileiras que possibilidade essa oportunidade. O local ainda oferece um charme e agitação para aqueles que gostam de curtir a vida noturna.
  4. Curitiba (PR) – O destino cultural brasileiro CuritibaApesar da ótima infraestrutura da cidade, o local oferece a tranquilidade das pequenas cidades. Curitiba é considerada um dos melhores destinos culturais do Brasil tendo o clima frio constante durante o ano inteiro. A cidade oferece tanto o clima pacato como também uma vasta programação noturna.
  5. Monte Verde (MG) – Gastronomia com a natureza Monte VerdeMonte Verde é uma cidade considerada romântica e para quem gosta de contato com a natureza, como, por exemplo, arvorismo. Localizada a 165 Km de São Paulo é um dos principais destinos na época do inverno. A gastronomia do local é o que chama atenção dos turistas com ampla cartilha de vinhos, caldos e fondue.

Viajar seja lá para qual destino for sempre é prazeroso. Especialmente no inverno, aproveite esse clima para esquentar-se nos braços de alguém especial ou entre amigos e desfrute de cada momento da melhor maneira. Boa viagem.

Guest Post!
O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Maristela Duarte, colaborativo por Campione.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo email contato [arroba] clubedascuriosidades [ponto] com

Conheça 5 destinos mais procurados para viajar de ônibus

O ônibus é considerado um dos meios de transporte mais utilizado para viagens. Dependendo do destino, é avaliado melhor do que os transportes aéreos ou até mesmo aquáticos. Além da variedade nos valores, existem diversos tipos de ônibus, como leito, semi-leito, econômico entre outros – e isso vai depender do intuito da viagem realizada.

Imagem de ônibus de viagem

Aumentando esse número de uso do transporte, está também o fretamento. Fretar ônibus torna-se uma opção para grupos de amigos e familiares que desejam viajar juntos.
No entanto, os passageiros já têm os destinos preferidos. Veja os cinco destinos mais procurados para viajar de ônibus:

  1. Rio de Janeiro
    O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados do Brasil. Com 5.116 de passagem por mês, a cidade atrai diversas pessoas de todos os lugares. A grande procura se dá devido à diversidade do local que oferece praias, o Cristo Redentor, carnaval, o Maracanã entre outros pontos turísticos.
  2. São Paulo
    Em segundo lugar está São Paulo com uma média de 4.600 pessoas que optaram por viajar de ônibus. Os turistas são atraídos pelas a cidade devido à vida noturna, variedade de comida e bares, além de uma agenda cultural bem vasta.
  3. Curitiba
    821 é o número de pessoas que visitam Curitiba de ônibus. A cidade atrai os turistas devido à qualidade de vida oferecida no local e seus variados pontos turísticos, como o Jardim Botânico.
  4. Belo Horizonte
    A cidade mineira fica em quarto lugar no ranking dos lugares mais visitados de ônibus, totalizando 1.776 de turistas por mês. A arquitetura da cidade, vida noturna e a variedade de bares e comidas é uma das principais atrações do local.
  5. Campinas
    No interior de São Paulo, Campinas é a quinta colocada na lista com aproximadamente 661 viagens de ônibus por mês. A tranquilidade da cidade e também assuntos profissionais são um dos principais motivos da procura pelo destino.

Imagem de Praia

O Brasil tem uma vasta opção para se visitar, contudo dependendo do tempo de viagem, vale a pena repensar no meio de transporte. Mas nunca deixe de conhecer seu país e suas variedades. Pesquise sobre cada cidade, veja se é compatível com seu objetivo da viagem e suas finanças e analise as opções possíveis de transporte.

Guest Post!
O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Maristela Silva (São Paulo – SP).
Para mais informações, entre em contato conosco pelo email contato [arroba] clubedascuriosidades [ponto] com

Conheça as mais inusitadas estradas para viajar, no Brasil e no mundo

Dizem que o melhor da viagem não é o destino em si, mas o percurso. Quando se trata de viagem por terra, existem caminhos que são uma atração turística por si só. O Clube das Curiosidades chamou o especialista Danilo Vasconcellos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, e preparou uma lista com alguns dos mais incríveis locais do Brasil e em todo o mundo para você pegar a estrada!

SC-438 – Santa Catarina – Brasil

Estrada SC-438

Se você gosta de percursos sinuosos, com paisagens de tirar o fôlego, talvez seja uma boa pegar a SC-438, que começa na cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Do trecho inicial até a cidade de Lauro Muller, a estrada é repleta de curvas fechadíssimas, que em períodos frios pode se tornar perigoso já que a pista fica bastante escorregadia.

São 35 quilômetros em meio à serra catarinense, e nos mais altos, localizados a mais de 1.400 metros de altitude, é possível parar para admirar a paisagem serrana em todo seu esplendor.

AL-101 – Alagoas – Brasil

Estrada AL-101

Margeando o belo litoral alagoano, a rodovia AL-101 deixa qualquer um de queixo caído, com a vista deslumbrante no trecho de 22 quilômetros, que passa por 8 praias na cidade de Maragogi. Vale a pena encarar os 125 quilômetros que separam o destino para quem sai da capital alagoana!

Transfagarasan – Romênia

Transfagarasan

Localizada no país do leste europeu, tem como grande atração, além do visual deslumbrante em todo seu trajeto que corta as montanhas Fagaras, o próprio castelo de Vlad Tepes, o conde que origem à lenda de Drácula.

BR-364 – Acre – Brasil

Transoceânica BR-364

Rodovia transnacional, a Interoceânica Sul liga os estados do Acre e São Paulo, começando em Assis Brasil no norte, seguindo até a Região Sudeste. O legal da estrada é que ela passa pelo Peru, país vizinho, passando pela imponente Cordilheira dos Andes. É a ligação por estrada para quem pretende conhecer a mística cidade peruana de Machu Picchu.

Pacific Coast Highway – Estados Unidos

Pacific Coast Highway

Trecho da highway 1, cujo início se localiza entre as cidades de Oxnard e Dana Point, na Califórnia, passa por Los Angeles, Malibu e Long Beach, com estonteantes paisagens do litoral oeste norte americano.

Saiba como usar o bagageiro do carro

Dizem que o bagageiro faz parte da vida de todos os homens em cada fase. Primeiro quando se é mais novo e precisa andar de skate, o bagageiro é usado; quando você cresce um pouco, prefere a bicicleta e mais uma vez o bagageiro entra em ação; chega o momento do surfe e sua prancha vai de carona. Até você casar, quando casa vem as viagens em família e mais uma vez, quem te socorre? Isso mesmo, o bagageiro de seu carro. Ou seja, o bagageiro está mais presente em sua vida do que você imagina. Mas você sabe como usá-lo corretamente?

Bagageiro carro

O Clube das Curiosidades, mostra como usar esse equipamento, afinal, ele é útil em qualquer fase de sua vida. Para isso, vamos contar com quem entende do assunto: Danilo Vasconcelos da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro.

Qual a finalidade do bagageiro

O objetivo do bagageiro é transportar algum objeto ou bagagem na parte de cima do carro, fazendo com que essa carga chegue ao seu destino de forma segura, poupando espaço no porta malas. Mas muita atenção! O aumento de peso pode acarretar em um consumo a mais de combustível e requer um pouco a mais de cuidado com a aerodinâmica do carro, por isso é recomendada cautela ao dirigir.

Dicas de segurança

Os cuidados consistem em verificar as presilhas, tiras e examinar os nós sempre que sair com o veículo. É recomendado que antes de sua viagem que circule com o bagageiro pronto, assim se houver algo solto, é provável que seja percebido, facilitando uma solução antes de pegar a estrada.

O bagageiro e a legislação de transito

O Conselho Nacional de Transito (Contran) estipula limites de altura e comprimento. A altura não deve passar do 50 cm e o comprimento não deve ser maior do que o tamanho do carro.

Importante lembrar que não só o bagageiro, mas o carro também precisa de uma revisão antes de pegar a estrada. Por isso, reforça Danilo, faça um check-up de óleo, pneus, sistema de arrefecimento e motor antes de viajar. É bom para sua segurança!

Saiba tudo sobre a China

Olá pessoal! Esta é mais uma postagem da nossa série sobre os Países! Hoje você vai conhecer a China.

curiosidades+sobre+a+china+grande+muralha

A China é o maior país da Ásia Central, e também o mais populoso do Mundo, com cerca de 1,3 bilhões de habitantes representando a sétima parte (15% aproximadamente) da população terrestre. Eles possuem o maior movimento migratório do planeta. A cada feriado do ano novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país, para visitar um parente, como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

Lá, a polícia não utiliza armas. Isso por que praticamente não existem crimes. As leis chinesas são extremamente rígidas. A pena de morte,por exemplo, é utilizada para diversos tipos de crime, tornado o país o maior executor de prisioneiros no mundo.

Segundo a medicina local chinesa, engolir a saliva faz mal à saúde, logo, há um hábito inusitado entre os chineses que é o de cuspir, então não se espante se ao estiver em um restaurante alguém na mesa ao lado cuspir no chão. Outro curioso hábito chinês é o de arrotar durante as refeições, significando que aprovou a comida.

A China é um país socialista, e possui apenas um partido político, o Partido Comunista da China. Lá, todas as transmissões de redes de TV internacionais ocorrem com 9 segundos de atraso, isso para que um censor avalie se a notícia em questão é ofensiva aos nativos, tendo tempo de tirar o canal do ar antes que vá ao ar.

Devido ao grande número de habitantes, há uma regra na China que é a de que um casal só pode ter 1 filho, sujeito a multa. Justamente essa imensa população faz com que o mandarim, língua oficial da China, seja o idioma mais falado no mundo. Das 20 cidades mais populosas do mundo, 16 são chinesas.

A maior construção do Mundo, A Muralha da China possui 21.196 quilômetros de extensão, porém, a afirmação de que ela pode ser vista da lua é falsa, pois ela fica escondida entre as colinas e a vegetação local.

A escrita chinesa, diferente da ocidental, é ideográfica, isto é, utiliza imagens para representar palavras e conceitos abstratos.

A China só perde para os Estados Unidos no índice de emissão de dióxido de carbono, isso por concentrar várias indústrias em seu território, além da emissão de gases poluentes pelos automóveis.

Há uma imensa valorização dos idosos na China, isso devido às suas experiências de vida e a cultura que carregam. Devido a este fato, 30% das famílias chinesas possuem algum ente idoso morando com junto a eles.

 

E aí, o que vocês sabiam sobre a China? Deixem os seus comentários!