[Imagem] Memorial pretos novos RJ

Você conhece o Memorial dos Pretos Novos, no Rio de Janeiro?

Quando o assunto é turismo, muitas pessoas pensam em Rio de Janeiro. Mas na mente vem aqueles belos cartões postais e isso não tem qualquer problema. Afinal, só viraram referência por todo o apelo estético e que são ano após ano chancelados pela população fluminense e turistas de toda as partes do globo. Mas você sabia que o Rio de Janeiro tem mais história que os seus belos cartões postais? Você sabe que a história do país, mais precisamente do período escravagista, tem alguns capítulos enraizados no solo carioca?

[Imagem] Memorial pretos novos RJ

O Memorial dos pretos novos é um templo de respeito aos negros que morriam no translado ao Brasil e que no século XVIII e XIX eram enterrados no seu terreno que, à época, era um cemitério de negros oriundos da África e que chegavam para serem vendidos no mercado de escravos. O Local que fica no Bairro da Gamboa, no Centro do Rio de Janeiro, passou por inúmeras modificações incluindo a criação de aterros que fizeram sumir o cemitério e com a urbanização da cidade a história foi se perdendo.

Apenas no ano de 1996, quando a casa foi reformada, é que os seus proprietários acharam as ossadas de pessoas e constatou-se que se tratava do velho cemitério de negros do antigo Cais do Valongo. Após a descoberta, eles, num ato de muita sensibilidade e carinho com a história do local, decidiram fazer dali um local de memória aos mortos no período.

Passeios turísticos já contemplam o Memorial

Para quem deseja visitar o local que funciona na Rua Pedro Ernesto, 36, na Gamboa, já existem diversas possibilidades dentro dos citytours no Rio de Janeiro e passeios isolados ao local. A especialista em turismo Vera Costa, da V&V Locação e Eventos, empresa de aluguel de vans no Rio de Janeiro, a procura tem sido cada dia maior “as pessoas querem conhecer um Rio de Janeiro que vai além do que é exposto mundo afora e estão se surpreendendo com a qualidade dos passeios”, ressalta ela que todo ano leva turistas para conhecer o memorial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *