A cada dia vemos mais pessoas apressadas andando nas ruas, estressadas e quase sem nenhuma qualidade de vida. Nas pistas não é muito diferente, motoristas apressados querendo chegar rápido ao seu destino acabam sendo imprudentes e negligenciam os limites de velocidade. O dia 9 de setembro é uma data reservada para conscientizar as pessoas sobre a importância de dirigir de maneira segura.
Rapidez nem sempre é a melhor opção
Hoje sinônimo de um bom serviço são agilidade e rapidez, quando necessitamos resolver algum problema o melhor atendimento é aquele que não nos faz perder tempo. Mas muito cuidado, como diz o dito popular “A pressa é inimiga da perfeição”. Na tentativa de economizar tempo pisando fundo no acelerador, você poderá provocar um acidente, colocando em risco não somente a sua vida como a dos outros motoristas que transitam pela via.
Saia de casa mais cedo quando for resolver problemas importantes
”Procure sair mais cedo para resolver compromissos importantes, isso evitará que você fique estressado no trânsito e queira acelerar mais o seu veículo para chegar mais rápido no destino”, alerta Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro.
A pressa e a ansiedade reduzem o nosso sentido de reflexão
Quando estamos apressados ficamos ansiosos e não conseguimos refletir de maneira correta sobre as nossas ações. Os limites de velocidade das vias são estipulados de acordo com o seu formato e as características dos veículos que circulam na mesma. A velocidade segura na direção está associada à capacidade de reação e frenagem do motorista para evitar a colisão.
Punição por dirigir em excesso de velocidade
Dirigir com uma velocidade segura também é muito importante em situações climáticas adversas, com a pista escorregadia todo cuidado é pouco. O excesso de velocidade está entre as principais causas de morte no trânsito. Multas por excesso de velocidade lideram o ranking de infrações de trânsito no país. O valor das multas por excesso de velocidade no trânsito podem variar de R$85,13, considerada uma infração média, quando o motorista excede 20% do limite da via, até R$ 574,72, quando o limite é excedido em 50%. O motorista que for pego acima do limite de velocidade, perderá pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de poder ter o documento apreendido e suspenso o direito de dirigir.
Manutenção preventiva do veículo
Exceder os limites de velocidade já é um perigo, pois limita o tempo do motorista de reação caso tenha algum obstáculo na pista. Dirigir um veículo com as revisões atrasadas e as manutenções preventivas por fazer também representam um grande perigo para todos. Mantenha seu veículo sempre com a revisão em dia, verifique o nível do óleo do motor semanalmente e as condições do pneus. Lembre- se a segurança das nossas estradas dependem de todos os motoristas dirigirem de uma maneira prudente e responsável.