Você já ouviu falar no sensor de rotação? Ele é um dos componentes mais importantes do sistema de injeção eletrônica e faz com que seu carro tenha um comportamento regular em diferentes rotações. A presença do sensor que estiver apresentado algum tipo de falha implica na variação de RPM, já que esse é sensor que mediante impulsos elétricos regula a rotação de todo o motor em sintonia com outras partes.
O principal sintoma de problemas nessa peça fundamental é a variação de RPM em marcha lenta que, em diversos casos, compromete o uso do ar-condicionado. É o sensor que regula que o motor precisa de cerca de 1000 RPM para se mantê-lo ligado com um consumo racional. É esse mesmo sensor que induz a necessidade de compensar a rotação com a entrada do compressor do ar-condicionado. Esta é uma peça exclusiva dos carros à injeção e carecem de pouca manutenção. Entretanto, o seu comprometimento implica numa troca repentina, já que em muitos casos o motor nem liga.
Manutenção no sistema de injeção deve ser preventivo
Qualquer problema no sistema de injeção eletrônica é bastante desagradável. Afinal, é o sistema que alimenta o motor de combustível, quando reparado e não mantido gera altos custos de manutenção, além de privação no uso. O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, lojas de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre a importância dos motoristas precavidos: “Além de ser mais barato combater problemas de maneira prévia, o motorista precavido perde menos tempo na oficina. Todos deveriam pensar em manutenção como em algo a prevenir problemas e não ao contrário”.
Muitos problemas do carro que parecem ser de motor ou câmbio em muitos casos são problemas de injeção. Isso torna a verificação importante. Além disso, é preciso usar os scanners de detecção que apenas oficinas especializadas possuem. Realize a sua manutenção e ande sempre!