Na hora de dormir, a pessoa sente uma vontade irresistível de mexer as pernas. E mais, esta vontade vem acompanhada de formigamen
to, um terrível incômodo, que faz com que o indivíduo tenha dificuldade em dormir e passa o dia sentindo cansaço e sonolência. Se você se sente assim, provavelmente possui a Síndrome das Pernas Inquietas, ou SPI.
Saiba que você não está sozinho, pois a SPI é mais comum do que se pensa e não deve ser confundida com nervosismo ou estresse. Os puxões nas pernas durante a noite acontecem entre 20 e 30 segundos durante toda a noite impedindo que a pessoa durma de forma profunda. A longo prazo, este sono de má qualidade é prejudicial à saúde.
Existem dois tipos de SPI: pr
imária, ou idiopática, e secundária. A primária não tem causa identificável. Algumas pesquisas apontam que a causa pode ser genética e uma vez que o paciente adquire a síndrome vai ter que conviver com ela para toda a vida. Esta condição começa quando a pessoa é jovem ainda. Já o tipo secundário é causado por outra doença ou condição médica e até mesmo por causa de alguns medicamentos. Os sintomas geralmente desaparecem quando a pessoa se cura doença ou suspende o medicamento.
Como identificar a Síndrome das Pernas Inquietas
É fundamental consultar um especialista na área. Diversos médicos trabalham com equipes multidisciplinares muitas vezes em parceria com neurologista, para obter o melhor diagnóstico. Os sintomas citados anteriormente devem ser levados em consideração, além de exames de sangue e polissonografia ajudam no diagnóstico.
A síndrome das pernas inquietas é resolvida com o tratamento da doença subjacente que está causando o problema, como a anemia ou a neuropatia. Caso não haja nenhuma condição associada ao quadro de síndrome das pernas inquietas, existem tratamentos focados em mudanças de hábitos ou com a prescrição de medicamentos.
Mudanças de hábitos para tratar a síndrome das pernas inquietas
“Dormir bem também é uma prática que se pode aprender. Estudos comprovam que bons hábitos, como alimentação saudável e a prática de exercícios, são determinantes para que o indivíduo tenha uma boa noite de sonho”, alerta Vivian Cardoso, representante da Euro Colchões, empresa que fabrica colchões com molas ensacadas e camas box. A empresa firmou uma parceria com o instituto Sleep to Live, um centro de estudo da saúde do sono que é referência mundial no assunto. A Euro Colchões divulga diversas informações que ajuda as pessoas a se cuidarem melhor e ter um sono mais saudável e de qualidade.
“Evite beber café, chá ou refrigerante à base de cola durante o dia, para deixar aquele sono bater e quando a noite chegar você estar realmente cansado e querendo se deitar”, declara Vivian. Além disso, crie um ambiente confortável, escolha um colchão adequado e mantenha uma rotina, por exemplo, tomar um banho antes de deixar. Desligue os aparelhos eletrônicos, pois eles despertam a atenção, e pratique exercícios regulamente. Mas é claro que todas essas dicas devem ser praticadas em paralelo com as orientações do seu médico. Siga nossas dicas e tenha uma boa noite.