Homem malhando corretamente

Malhe corretamente e não prejudique seu corpo

Verão é tempo em que as pessoas buscam um condicionamento físico ideal. Principalmente nas cidades com praia, caso do Rio de Janeiro, a exposição dos corpos é algo muito natural, mas quase ninguém está satisfeito com o que tem. As academias ficam lotadas de pessoas ávidas por resultados imediatos que acabam sobrecarregando o corpo. Além das lesões musculares, muitas pessoas são cometidas por lesões ósseas justamente por exessos ou falta de preparo técnico.

A primeira atitude para evitar qualquer problema é evitar exageros na hora de pegar peso. Quanto mais peso você pega, mais exige de músculos e da capacidade dos ossos de sustentarem a carga. Dessa forma, vá crescendo os pesos de maneira calma e gradativa, sempre ouvindo o que os profissionais têm a dizer.

A coluna sofre com exageros

A manutenção da postura é fundamental da mesma maneira que o uso dos aparelhos deve respeitar o posicionamento mais adequado. Em caso me má postura ou erro no uso dos equipamentos, há grandes riscos de conseguir ter dor de coluna que muitas vezes atrapalha o desenvolvimento das atividades físicas, limitando a prática.

O Dr. Renato Bastos da Orto Center, Clínica Ortopédica em Jacarepaguá, fala sobre a importância da correção: “A academia pode e deve ajudar na saúde, principalmente fortalecendo a musculatura que ajuda na postura e na sustentação óssea. Só que as pessoas não podem se esquecer que tudo tem limite. A coluna e os joelhos sofrem muito, e devem ter maior cuidado”, avalia o profissional.

A musculação é sempre o maior foco dos cuidados, mas os aeróbicos não podem ser esquecidos, da mesma maneira que a sua prática correta. Exagerando nesse quesito também, as chances de uma lesão muscular ou mesmo uma fratura por estresse são potencialmente maiores. É importante manter constantemente o equilíbrio.

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *