Todos sabem que empresas são instituições que visam o crescimento e o lucro. Mas parece que só trabalhar duro não é o que garante aos gestores o avanço do empreendimento. Para que o negócio não regrida, os empresários precisam cuidar da parte mais importante da engrenagem: seus funcionários.
Até pouco tempo atrás, o setor de Recursos Humanos (RH) era o responsável pelo recrutamento, pela seleção, contratação, pelo pagamento de salário e de benefícios, pelas regularizações e todas as outras funções relacionadas às pessoas que trabalham na empresa. Atualmente, cada vez mais o termo “Recursos Humanos” vem sendo substituído por “Gestão de Pessoas”. Mas será que é a mesma coisa?
Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
Como dito anteriormente, o setor de RH tinha como dever cuidar dos interesses do colaborador, mas também era responsável por cobrar e avaliar se o desempenho desse funcionário era satisfatório ou não. Certamente não há problema em garantir que a equipe permaneça fazendo um bom trabalho, mas esse processo era extremamente mecânico e não levava em conta as particulares de cada indivíduo.
Gestão de Pessoas não é apenas um termo melhorado, mas uma forma de fazer o mesmo que o setor de Recursos Humanos faz, administrativamente falando, porém levando em conta que cada colaborador tem suas necessidades e dificuldades. O papel de um gestor de pessoas é, acima de tudo, criar uma ambiente propício para motivar e incentivar a equipe.
Vantagens desse novo método
Segundo Donato Mingarelli, da cezanne hr, empresa que criou um software de Gestão de Pessoas, os empresários só têm a ganhar com esse novo método, já que “Quando os funcionários se sentem acolhidos e satisfeitos, o trabalho rende melhor e isso se reflete nos números”. Além disso, ele ressalta que “Ao contrário do que os ‘patrões’ pensam, aumento de salário não é a única coisa que motiva um colaborador. Quem acredita nesta teoria, está provando que não conhece suficientemente bem as pessoas que trabalham com ele todos os dias”.
Em resumo, o conceito de RH era supervisionar e priorizar a disciplina do funcionário, enquanto o conceito de Gestão de Pessoas é priorizar o ser humano. Pode parecer trabalhoso, mas é bem mais gratificante e, além disso, benéfico para os tão esperados resultados positivos.