Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), concluiu que mulheres necessitam dormir mais que os homens para manter o bom humor. Segundo o estudo, quando não dormem a quantidade suficiente de horas, as mulheres encontram dificuldade mental e física para regular os hormônios.
Para se chegar a essa conclusão, foram observados os hábitos de sono de 210 pessoas entre homens e mulheres, e se comprovou que as mulheres que dormiram pouco, acordaram mais agressivas e estressadas, se comparadas aos homens que dormiram a mesma quantidade de sono. O estudo revelou que 40% dos participantes dormiam menos que o suficiente, e, com isso, adquiriram problemas como, acordar muito durante a noite ou dificuldade para adormecer.
O sono ruim ou de má qualidade, é medido pela quantidade de horas, a dificuldade para se pegar no sono ou o grau de despertares noturnos. E uma noite de sono malu dormida contribui para uma má recuperação do cérebro, o que pode trazer, a longo prazo, uma série de problemas. As consequências são mais perigosas para a saúde das mulheres, do que para a dos homens, de acordo com o estudo.
Dormir em excesso é prejudicial
A pesar de ser amplamente comprovado que o sono é importante, dormir demais também não faz bem para a saúde. “Deve-se ficar a tento, o ideal é dormir entre sete e7 a oito8 horas seguidas por noite. Se não puder, tentem tiram algumas horas durante o dia para um cochilo. E de preferência em uma cama confortável”, diz o especialista Vivian Cardoso, representante da empresa Euro Colchões, que mantém uma parceria com o Sleep To Live Institute, que se dedica a pesquisar e divulgar informações sobre a saúde do sono e é referência mundial quando o assunto é saúde do sono. Vivian ainda preparou diversas dicas para quem anda com dificuldade para pegar no sono.
Dicas para uma boa noite de sono
- Tome um banho quente antes para relaxar.
- Utilize um colchão confortável.
- Marque uma hora para deitar e acordar.
- Evite luz intensa ao deitar.
- Faça exercícios físicos durante o dia, mas não antes de dormir.
- Evite tomar café ou fazer refeições pesadas.
Cuidar de si e dormir bem são fatores determinantesdos para uma vida saudável e plena. Fique atento aos sinais do seu corpo e invista em colchões de qualidade e em uma rotina com mais frutas, legumes, verduras, exercícios físicos e, para completar, com uma boa noite de sono. Agora que já sabemos que as mulheres precisam dormir mais que os homens, respeite também a quantidade de horas necessárias para se sentir bem no dia seguinte.