Limão: ácido e azedo, mas bom demais para a nossa saúde

Quem não gosta de um suco de limão bem geladinho? ou como tempero na salada? Pois os benefícios do Limão são grandiosos, ele é tipicamente conhecido como uma fruta rica em vitamina C, porém ele também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3), vitamina I e vitamina P.

Imagem: Cupcake de Limão

Além de ser uma excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e uma pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético. Consumido com moderação, o limão tem poder desintoxicante e favorece a perda dos quilinhos extras. Isso porque o limoneno, encontrado na casca, penetra nos tecidos e nas células do organismo e age como solvente de toxinas e gorduras. Uma opção é ralar essas áreas sobre os pratos ou fazer o suco com a fruta inteira (a tal limonada suíça).

Além dos benefícios citados anteriormente, o limão traz um bem danado para outros órgãos do corpo, tais como: coração, prevenção do câncer, ossos, tecidos conjuntivos, aparelho digestivo, imunidade, efeitos antibióticos e ajuda a prevenir a catarata.

E não só como suco ou tempero, você consome o limão em vários doces como bolo de limão, tortinhas, mousses, brigadeiros, geléias, etc. Viu como há várias alternativas para se consumir quem te fará tão bem tanto na saúde como no prazer em saboreá-lo?

Bom apetite!

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4 benefícios de usar chapas de aço na construção civil

O uso das estruturas metálicas para a construção civil está cada comum no Brasil e tem ganhado força nos últimos anos. Inicialmente o uso das barras e perfis estruturais em construções foi muito limitado a indústria, com construção de pontes, barracões e salas comerciais.

Imagem: Projeto de construção civil

No entanto, com os benefícios apresentados pelo uso deste recurso, muitos engenheiros e arquitetos passaram a utilizar as estruturas metálicas para a construção de casas. Na Inglaterra, as estruturas metálicas representam 66,8% da área de construção civil e nos Estados Unidos essa participação é de 58%.

Conheça os benefícios que influenciaram essa grande inserção do ferro e aço nas construções, substituindo a alvenaria.

Flexibilidade do projeto

Um dos fatores que mais influenciaram a adoção das barras e perfis estruturais na construção civil foi a flexibilidade do material utilizado que permite grandes alterações no projeto, mesmo no decorrer da obra. O aço é um material de grande flexibilidade também na hora da construção, permitindo, por exemplo:

  • Aberturas para ar-condicionado;
  • Canos;
  • Fiação elétrica;
  • Áreas de luz;
  • Outras mudanças necessárias.

Ele também permite que haja mudanças posteriores ao encerramento da obra, com alterações no projeto já pronto e, quando necessário, reformas.

Imagem: Chapas de aco na construção civil

Tempo de execução

As estruturas metálicas podem reduzir em até 40% o tempo total necessário para a obra. Nestes casos, as estruturas podem ser fabricadas (pela indústria contratada) em paralelo com a fundação da obra. O tempo também é reduzido por menores riscos de atrasos nas entregas, não depender do clima que pode gerar possíveis atrasos em construções de alvenaria e porque, após as estruturas entregues, será necessário apenas a montagem.

Custos da obra

No geral, as construções feitas com estruturas metálicas ficam mais leves do que as de concreto. Elas são mais econômicas porque reúnem uma redução na quantidade material utilizado, menos gastos com mão de obra e mais rapidez na execução do projeto.

Reaproveitamento do material

O aço permite um reaproveitamento de quase 100% do material utilizado, sejam as barras e perfis ou mesmo as chapas de aço e cantoneiras de ferro utilizadas na construção. As estruturas metálicas no geral já provem menores quantidades de resíduos, pois são feitas sob encomenda e já nos tamanhos adequados, mas o material restante pode ser reutilizado, aumentando os benefícios sustentáveis dessa prática.

Como surgiu a fisioterapia home care no Brasil?

A fisioterapia home care conhecida antigamente como Assistência Domiciliar à Saúde (ADS), tem como referência do primeiro caso em Boston em 1796. Contudo no Brasil, a atuação chegou apenas em 1967, aproximadamente 100 anos depois.

como surgiu a fisioterapia home care no Brasil

O primeiro sistema de assistência domiciliar à saúde foi criado no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, tendo como objetivo principal, reduzir o número de pacientes, visto que naquela época a quantidade de hospitais no país era escassa, superlotando os hospitais existentes. Além deste propósito, a ADS tinha também como intuito diminuir o atendimento e a permanência dentro dos hospitais. Houve um crescimento rápido ao modelo da atividade no país.

O termo é de origem americana significando aproximada a “assistência domiciliar” que nada mais seria cuidados em domicílio. Mas não existe uma definição formal aos termos ligados ao programa de ADS, entretanto se definem basicamente por:

  • Atendimento domiciliar: abrange os cuidados de saúde, multiprofissional ou não semelhante a um consultório em casa. Variando de conceito dependendo do contexto sociocultural do paciente.
  • Internação domiciliar: relacionada ao cuidado intensivo e multiprofissional no domicilio, deslocando uma parte da estrutura hospitalar para a casa do paciente.
  • Assistência domiciliar: usado para qualquer ação em saúde que se atende em domicilio, sem levar em conta a complexidade ou objetivo do atendimento.

como surgiu a fisioterapia home care no Brasil

Apesar de diversas mudanças ocorrentes nessa atividade, a fisioterapia home care tem basicamente os mesmo benefícios do que há 200 anos. Tais como: melhor recuperação, diminuição do risco de infecção hospitalar, maior rotatividade de leitos, maior produtividade do profissional, menor custo entre outros.
O Brasil avançou absurdamente nesse ramo e hoje uma pesquisa publicada em 2010 no site da Fundação Assefaz relata que 30 mil pessoas são atendidas por mês no país, mostrando a devida importância e eficiência da área.

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O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Maristela Silva (São Paulo – SP).
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Como se faz a blindagem de veículos

A sensação de insegurança para quem dirige no Brasil leva, em muitos casos, as pessoas a blindarem seus veículos. Embora os custos para o serviço de blindagem sejam bem elevados, a procura por esse tipo de proteção vem aumentando a cada ano.

Segundo balanço da Associação Brasileira de Blindados (Abrablin), que reúne 70% da empresas do segmento no país, a procura por blindagem automotiva aumentou cerca de 4% nos últimos quatro anos, com tendência a crescer ainda mais.

Mas quais são os carros que podem ser blindados? E o custo, realmente vale a pena? Para nos esclarecer sobre esse assunto, aqui no Clube das Curiosidades, vamos contar com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro.

Sgundo Danilo, o custo elevado ainda é um dos grandes obstáculos: “Há casos em que para se blindar um carro, o preço pode chegar ao valor de um veículo zero quilômetro”. Afirma o especialista.

Danilo lembra que no Brasil a blindagem segue algumas regras, como a do nível máximo de blindagem permitido para os usuários civis, que não pode ultrapassar o nível III-A. Esse nível protege de tiros disparados de revólver calibre 38 e 9 mm ou até mesmo metralhadoras de baixo calibre, como a Uzi. Para uma proteção maior é preciso uma autorização especial, emitida pelo Exército Brasileiro.

Níveis de blindagem veicular no Brasil

Blindagem automotiva

As blindagens mais comuns são as dos níveis II e III-A, sendo a máxima permitida o grau III. No entanto, é possível, para civis, conseguir uma blindagem de nível IV, porém é preciso uma autorização, emitida pelo Exército após tramitação no Ministério da Defesa.

Níveis de blindagem e resistência de calibre

  • Nível I – Calibres 22, 38 e ataques de ferros e pedras
  • Nível II – até a Magnum.357 e pistola 9 mm
  • Nível III-A – até a Magnum.44 e submetralhadora Uzi
  • Nível III – até fuzis M16, AK-47, AR-15, FAL, G36 e G3
  • Nível IV – até as de munição perfurante: .30-06, .338 e granada.

Que tipo de carro pode ser blindado

Todo tipo de automóvel pode ser blindado, desde que se faça uma avaliação para a viabilidade do projeto, tanto do ponto financeiro quanto técnico. Para cada carro há um tipo de blindagem específica.

Quando não é recomendado a blindagem

Embora qualquer automóvel possa ser blindado, há casos em que não é recomendada. Se o carro a ser blindado exceder em 15% o seu peso original, ele não deve ser blindado. Os carros que possuem muitas áreas com vidros, também precisam de alguns cuidados a mais. Principalmente os que têm para-brisas panorâmicos.

O processo de blindagem do veículo

O processo de blindagem dura em torno de 20 a 40 dias e requer cuidados com manutenção similar aos veículos não blindados. Componentes como suspensão, freios, motor e câmbio, devem ser reforçados, pois como o veículo fica mais pesado, essas peças apresentarão maior desgaste.

Fotos polêmicas que marcaram a história

O registro fotográfico é um momento único. Alguns desses momentos são eternizados e ficam marcados para sempre na memória e para a história. Os motivos que levam à perpetuação variam, sejam pelo seu fascínio, manipulação, repulsa ou discussões que suscitam.

O Clube das Curiosidades escolheu algumas dessas fotos que fazem história, exatamente por seu registro marcante. Para nos ajudar na seleção, vamos contar com o fotógrafo profissional e especialista em fotos de casamentos, eventos e empresariais, Rogério von Krüger.

Fotos que entraram para a história

Vladimir Herzog

Vladimir Herzog

O Jornalista Valdimir Herzog, então com 38 anos, foi encontrado morto, supostamente após cometer suicídio, enforcado nas dependências do 2º Exército, em São Paulo. A foto se tornou polêmica, pois quando divulgada, mostrava que Vladimir tocava os pés no chão.

Os Beatles na rua Abbey

Beatles

A imagem dos Beatles atravessando a rua Abbey, na capital Inglesa, completou 45 anos em agosto do ano passado. Essa foto é um daqueles casos que fazem parte da eterna “teoria da conspiração”. Uma dessas conspirações diz que a posição da cada Beatle na rua simularia um enterro. Tirem suas conclusões.

Adolf Hitler

Adolf Hitler

Quem vê a foto ainda bebê de um dos mais cruéis ditadores de todos os tempos nem poderia supor que ele se tornaria um dos líderes mais odiados da história mundial.

Titanic

Titanic

Em 10 de Abril de 1912, o Titanic deixava o porto de Southampton, na Inglaterra rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos. O maior e mais seguro navio de passageiro do mundo foi feito para não afundar, segundo os engenheiros que o projetaram.

O Titanic afundou entre os dias 14 e 15 de abril do mesmo ano, uma curtíssima existência do navio outrora à prova de afundamento.

Bill Gates

Bill Gates

Um dos homens mais ricos do mundo já foi fichado pela polícia norte americana, em 1977, por dirigir sem a carteira de habilitação.

Mudanças nas escolas de samba para o carnaval 2016

O carnaval de 2015 foi um dos mais disputados entre as escolas de samba do Grupo Especial. O desfile foi marcado pela ousadia das agremiações, que levaram para a Avenida uma grande quantidade de aparatos tecnológicos, tanto nas fantasias dos seus integrantes quanto nas alegorias.

A campeã Beija-Flor apresentou uma comissão de frente totalmente moderna, em que seus bailarinos usavam escudos com rostos movidos por controle remoto que alternavam os seus movimentos de acordo com a coreografia apresentada.

A quinta colocada Portela inovou mais uma vez com o uso de drones e paraquedistas para abrir o seu desfile, levando o público ao delírio. Newton Mendonça, do Camarote Lounge Folia Tropical destacou o alto nível das agremiações “cada vez mais percebemos que as escolas estão investindo pesado em recursos tecnológicos para abrilhantar o espetáculo. Uma consequência disso é que o nível do público também se eleva, como pôde ser comprovado nos nossos camarotes”.

Escolas que subiram para o Grupo Especial

Estácio de Sá

A Estácio de Sá, assim como a Portela, levou para a Sapucaí enredo em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A escola enfrentou problemas no seu desfile em algumas alegorias, mas isso não foi suficiente para comprometer o desfile da escola que no próximo ano estará de volta ao Grupo Especial.

Escolas que caíram para o Grupo de Acesso

Um ano após ter subido para o Grupo Especial, a Viradouro foi a última colocada neste ano, alcançando apenas 263,7 que não foram suficientes para manter a escola no grupo principal. A escola de Niterói desfilou sob forte chuva na primeira noite de desfiles, o que comprometeu a agremiação em diversos setores como alegorias e fantasias. Logo no inicio do desfile uma das esculturas principais perdeu um dos braços, fazendo com que a Viradouro perdesse pontos em alegoria.

Escolas que subiram para o Grupo de Acesso

Com o enredo “Borboleteando nos destinos da vida! O que te desafia te transforma” a Acadêmicos da Rocinha garantiu uma vaga entre as escolas da Série A para os desfiles do próximo ano. A escola desfilou na Av. Intendente Magalhães, mostrando bastante garra e empenho dos seus componentes, características descritas no seu samba enredo, que levava uma mensagem de superação e autoestima.

Para a Série C caíram seis agremiações, entre elas estão: Unidos da Ponte, Sereno de Campo Grande, Unidos de Vila Santa Tereza, Rosa de Ouro, Unidos de Vila Kennedy e Acadêmicos da Abolição.

Carnavalescos que mudaram de Agremiação

As novidades não param por aí, alguns carnavalescos também mudaram de escola e vão defender novas cores em 2016. Paulo Barros, após defender a Mocidade neste ano, assinou contrato com a Portela e representará a Azul e Branca de Madureira em 2016.

Cid Carvalho, ex-carnavalesco da Mangueira, será o novo reforço da escola de Niterói Acadêmicos do Cubango e Alexandre Louzada assume a Mocidade ao lado de Edson Pereira, preenchendo a vaga de Paulo Barros. Os dois carnavalescos já atuaram respectivamente na Portela e na Unidos de Padre Miguel.