O uso das estruturas metálicas para a construção civil está cada comum no Brasil e tem ganhado força nos últimos anos. Inicialmente o uso das barras e perfis estruturais em construções foi muito limitado a indústria, com construção de pontes, barracões e salas comerciais.
No entanto, com os benefícios apresentados pelo uso deste recurso, muitos engenheiros e arquitetos passaram a utilizar as estruturas metálicas para a construção de casas. Na Inglaterra, as estruturas metálicas representam 66,8% da área de construção civil e nos Estados Unidos essa participação é de 58%.
Conheça os benefícios que influenciaram essa grande inserção do ferro e aço nas construções, substituindo a alvenaria.
Flexibilidade do projeto
Um dos fatores que mais influenciaram a adoção das barras e perfis estruturais na construção civil foi a flexibilidade do material utilizado que permite grandes alterações no projeto, mesmo no decorrer da obra. O aço é um material de grande flexibilidade também na hora da construção, permitindo, por exemplo:
- Aberturas para ar-condicionado;
- Canos;
- Fiação elétrica;
- Áreas de luz;
- Outras mudanças necessárias.
Ele também permite que haja mudanças posteriores ao encerramento da obra, com alterações no projeto já pronto e, quando necessário, reformas.
Tempo de execução
As estruturas metálicas podem reduzir em até 40% o tempo total necessário para a obra. Nestes casos, as estruturas podem ser fabricadas (pela indústria contratada) em paralelo com a fundação da obra. O tempo também é reduzido por menores riscos de atrasos nas entregas, não depender do clima que pode gerar possíveis atrasos em construções de alvenaria e porque, após as estruturas entregues, será necessário apenas a montagem.
Custos da obra
No geral, as construções feitas com estruturas metálicas ficam mais leves do que as de concreto. Elas são mais econômicas porque reúnem uma redução na quantidade material utilizado, menos gastos com mão de obra e mais rapidez na execução do projeto.
Reaproveitamento do material
O aço permite um reaproveitamento de quase 100% do material utilizado, sejam as barras e perfis ou mesmo as chapas de aço e cantoneiras de ferro utilizadas na construção. As estruturas metálicas no geral já provem menores quantidades de resíduos, pois são feitas sob encomenda e já nos tamanhos adequados, mas o material restante pode ser reutilizado, aumentando os benefícios sustentáveis dessa prática.