A sensação de insegurança para quem dirige no Brasil leva, em muitos casos, as pessoas a blindarem seus veículos. Embora os custos para o serviço de blindagem sejam bem elevados, a procura por esse tipo de proteção vem aumentando a cada ano.
Segundo balanço da Associação Brasileira de Blindados (Abrablin), que reúne 70% da empresas do segmento no país, a procura por blindagem automotiva aumentou cerca de 4% nos últimos quatro anos, com tendência a crescer ainda mais.
Mas quais são os carros que podem ser blindados? E o custo, realmente vale a pena? Para nos esclarecer sobre esse assunto, aqui no Clube das Curiosidades, vamos contar com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro.
Sgundo Danilo, o custo elevado ainda é um dos grandes obstáculos: “Há casos em que para se blindar um carro, o preço pode chegar ao valor de um veículo zero quilômetro”. Afirma o especialista.
Danilo lembra que no Brasil a blindagem segue algumas regras, como a do nível máximo de blindagem permitido para os usuários civis, que não pode ultrapassar o nível III-A. Esse nível protege de tiros disparados de revólver calibre 38 e 9 mm ou até mesmo metralhadoras de baixo calibre, como a Uzi. Para uma proteção maior é preciso uma autorização especial, emitida pelo Exército Brasileiro.
Níveis de blindagem veicular no Brasil
As blindagens mais comuns são as dos níveis II e III-A, sendo a máxima permitida o grau III. No entanto, é possível, para civis, conseguir uma blindagem de nível IV, porém é preciso uma autorização, emitida pelo Exército após tramitação no Ministério da Defesa.
Níveis de blindagem e resistência de calibre
- Nível I – Calibres 22, 38 e ataques de ferros e pedras
- Nível II – até a Magnum.357 e pistola 9 mm
- Nível III-A – até a Magnum.44 e submetralhadora Uzi
- Nível III – até fuzis M16, AK-47, AR-15, FAL, G36 e G3
- Nível IV – até as de munição perfurante: .30-06, .338 e granada.
Que tipo de carro pode ser blindado
Todo tipo de automóvel pode ser blindado, desde que se faça uma avaliação para a viabilidade do projeto, tanto do ponto financeiro quanto técnico. Para cada carro há um tipo de blindagem específica.
Quando não é recomendado a blindagem
Embora qualquer automóvel possa ser blindado, há casos em que não é recomendada. Se o carro a ser blindado exceder em 15% o seu peso original, ele não deve ser blindado. Os carros que possuem muitas áreas com vidros, também precisam de alguns cuidados a mais. Principalmente os que têm para-brisas panorâmicos.
O processo de blindagem do veículo
O processo de blindagem dura em torno de 20 a 40 dias e requer cuidados com manutenção similar aos veículos não blindados. Componentes como suspensão, freios, motor e câmbio, devem ser reforçados, pois como o veículo fica mais pesado, essas peças apresentarão maior desgaste.