Rodovias solares, as verdadeiras estradas verdes

A construção de rodovias capazes de gerar eletricidade por meio da energia solar, chamadas de fotovoltaicas ou rodovias solares, já é uma realidade possível. Desde 2009, há nos Estados Unidos um projeto de painéis desenvolvidos que podem substituir a cobertura do solo das autoestradas, rodovias, estacionamentos e calçadas, gerando energia.

Os painéis que captam a luz solar medem cerca de 4m² e são produzidos de materiais reciclados, como plástico, vidro e borracha, além de células solares que captam a luz do sol, transformando-a em energia. A tecnologia possibilita economia no consumo de petróleo, ao contrário do que acontece na pavimentação de estradas tradicionais, que empregam massivamente o hidrocarboneto em sua composição.

Estradas solares

Mas, aqui no Clube as Curiosidades, perguntamos: seria possível substituir toda a malha rodoviária do país por esses painéis? Qual o custo disso e seus benefícios?

Para nos responder, contamos com Gregory Mâitre, da empresa de Selante Asfáltico Betuseal, que diz não ser apenas possível como também necessário, afinal é uma forma limpa de aquisição de energia. “Esse modelo de rodovias reduz em até 50% a emissão de gases causadores do efeito estufa, contribuindo com a melhoria na qualidade do ar.”

Como são compostos os painéis e as rodovias

Os painéis são constituídos de três camadas, cada uma com uma função distinta. São elas camada da superfície, eletrônica e a camada de base. Suas funções são:

Camada superficial

É transparente e muito resistente. Áspera ao ponto de fornecer a tração necessária, no entanto não impede que a luz do sol chegue às células do coletor solar, que são compostas por leds e um dispositivo que gera o aquecimento.

Essa primeira camada é capaz de suportar veículos de carga superpesada e tem proteção contra as intempéries, e impermeável contra chuva, protegendo a camada abaixo, a eletrônica.

Camada eletrônica

A camada eletrônica possui uma placa com um pequeno processador e um circuito de apoio, com o objetivo de detectar as cargas da superfície e controlar o componente de aquecimento, que por sua vez, reduz ou elimina a neve e o gelo, caso necessário. O microprocessador controla a iluminação, a comunicação e o monitoramento.

Um dispositivo de comunicação eletrônico é colocado a cada três metros, transformando uma rodovia fotovoltaica numa verdadeira estrada inteligente.

Camada de base da rodovia solar

A função da camada de base é a distribuição geral de energia e dos sinais de dado enviados, que são captados pela camada eletrônica. Essas informações são enviadas para instituições públicas, casas, empresas e aparelhos eletrônicos que estejam ligados à rodovia.

Vantagens das rodovias solares

O benefício imediato é a utilização de fonte energética sustentável, reduzindo a dependência de fontes não renováveis. Estima-se que os painéis durem de 30 a 40 anos, muito mais do que os sete a 12 anos das estradas convencionais.

Em caso de desastre natural, as rodovias solares são capazes de fornecer energia em momentos críticos, como em caso de terremotos ou tornados, por exemplo. Como é proveniente do sol, essa energia é sempre uma opção, mesmo que outras fontes de energia falhem, por alguma catástrofe ou emergência militar, por exemplo.

Outra vantagem é o fato de não causar impacto ambiental, afinal seria apenas uma adaptação às estradas que já existem. Ainda tem a possibilidade do carregamento indutivo acoplado nas estradas, isso quer dizer que os carros elétricos podem ser recarregados enquanto se movem.

Desvantagens da Rodovias solares

Diante de todas essas vantagens, Mâitre lembra que também há as desvantagens, embora não cheguem a comprometer seus benefícios. Ele aponta como maior empecilho os custos com manutenção. Como os pneus dos carros se desgastam, pode ser preciso muito investimento na manutenção das vias, para que estas tenham sua base de captação de energia solar consistente.

Como se faz a blindagem de veículos

A sensação de insegurança para quem dirige no Brasil leva, em muitos casos, as pessoas a blindarem seus veículos. Embora os custos para o serviço de blindagem sejam bem elevados, a procura por esse tipo de proteção vem aumentando a cada ano.

Segundo balanço da Associação Brasileira de Blindados (Abrablin), que reúne 70% da empresas do segmento no país, a procura por blindagem automotiva aumentou cerca de 4% nos últimos quatro anos, com tendência a crescer ainda mais.

Mas quais são os carros que podem ser blindados? E o custo, realmente vale a pena? Para nos esclarecer sobre esse assunto, aqui no Clube das Curiosidades, vamos contar com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro.

Sgundo Danilo, o custo elevado ainda é um dos grandes obstáculos: “Há casos em que para se blindar um carro, o preço pode chegar ao valor de um veículo zero quilômetro”. Afirma o especialista.

Danilo lembra que no Brasil a blindagem segue algumas regras, como a do nível máximo de blindagem permitido para os usuários civis, que não pode ultrapassar o nível III-A. Esse nível protege de tiros disparados de revólver calibre 38 e 9 mm ou até mesmo metralhadoras de baixo calibre, como a Uzi. Para uma proteção maior é preciso uma autorização especial, emitida pelo Exército Brasileiro.

Níveis de blindagem veicular no Brasil

Blindagem automotiva

As blindagens mais comuns são as dos níveis II e III-A, sendo a máxima permitida o grau III. No entanto, é possível, para civis, conseguir uma blindagem de nível IV, porém é preciso uma autorização, emitida pelo Exército após tramitação no Ministério da Defesa.

Níveis de blindagem e resistência de calibre

  • Nível I – Calibres 22, 38 e ataques de ferros e pedras
  • Nível II – até a Magnum.357 e pistola 9 mm
  • Nível III-A – até a Magnum.44 e submetralhadora Uzi
  • Nível III – até fuzis M16, AK-47, AR-15, FAL, G36 e G3
  • Nível IV – até as de munição perfurante: .30-06, .338 e granada.

Que tipo de carro pode ser blindado

Todo tipo de automóvel pode ser blindado, desde que se faça uma avaliação para a viabilidade do projeto, tanto do ponto financeiro quanto técnico. Para cada carro há um tipo de blindagem específica.

Quando não é recomendado a blindagem

Embora qualquer automóvel possa ser blindado, há casos em que não é recomendada. Se o carro a ser blindado exceder em 15% o seu peso original, ele não deve ser blindado. Os carros que possuem muitas áreas com vidros, também precisam de alguns cuidados a mais. Principalmente os que têm para-brisas panorâmicos.

O processo de blindagem do veículo

O processo de blindagem dura em torno de 20 a 40 dias e requer cuidados com manutenção similar aos veículos não blindados. Componentes como suspensão, freios, motor e câmbio, devem ser reforçados, pois como o veículo fica mais pesado, essas peças apresentarão maior desgaste.

Fotos polêmicas que marcaram a história

O registro fotográfico é um momento único. Alguns desses momentos são eternizados e ficam marcados para sempre na memória e para a história. Os motivos que levam à perpetuação variam, sejam pelo seu fascínio, manipulação, repulsa ou discussões que suscitam.

O Clube das Curiosidades escolheu algumas dessas fotos que fazem história, exatamente por seu registro marcante. Para nos ajudar na seleção, vamos contar com o fotógrafo profissional e especialista em fotos de casamentos, eventos e empresariais, Rogério von Krüger.

Fotos que entraram para a história

Vladimir Herzog

Vladimir Herzog

O Jornalista Valdimir Herzog, então com 38 anos, foi encontrado morto, supostamente após cometer suicídio, enforcado nas dependências do 2º Exército, em São Paulo. A foto se tornou polêmica, pois quando divulgada, mostrava que Vladimir tocava os pés no chão.

Os Beatles na rua Abbey

Beatles

A imagem dos Beatles atravessando a rua Abbey, na capital Inglesa, completou 45 anos em agosto do ano passado. Essa foto é um daqueles casos que fazem parte da eterna “teoria da conspiração”. Uma dessas conspirações diz que a posição da cada Beatle na rua simularia um enterro. Tirem suas conclusões.

Adolf Hitler

Adolf Hitler

Quem vê a foto ainda bebê de um dos mais cruéis ditadores de todos os tempos nem poderia supor que ele se tornaria um dos líderes mais odiados da história mundial.

Titanic

Titanic

Em 10 de Abril de 1912, o Titanic deixava o porto de Southampton, na Inglaterra rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos. O maior e mais seguro navio de passageiro do mundo foi feito para não afundar, segundo os engenheiros que o projetaram.

O Titanic afundou entre os dias 14 e 15 de abril do mesmo ano, uma curtíssima existência do navio outrora à prova de afundamento.

Bill Gates

Bill Gates

Um dos homens mais ricos do mundo já foi fichado pela polícia norte americana, em 1977, por dirigir sem a carteira de habilitação.

Mudanças nas escolas de samba para o carnaval 2016

O carnaval de 2015 foi um dos mais disputados entre as escolas de samba do Grupo Especial. O desfile foi marcado pela ousadia das agremiações, que levaram para a Avenida uma grande quantidade de aparatos tecnológicos, tanto nas fantasias dos seus integrantes quanto nas alegorias.

A campeã Beija-Flor apresentou uma comissão de frente totalmente moderna, em que seus bailarinos usavam escudos com rostos movidos por controle remoto que alternavam os seus movimentos de acordo com a coreografia apresentada.

A quinta colocada Portela inovou mais uma vez com o uso de drones e paraquedistas para abrir o seu desfile, levando o público ao delírio. Newton Mendonça, do Camarote Lounge Folia Tropical destacou o alto nível das agremiações “cada vez mais percebemos que as escolas estão investindo pesado em recursos tecnológicos para abrilhantar o espetáculo. Uma consequência disso é que o nível do público também se eleva, como pôde ser comprovado nos nossos camarotes”.

Escolas que subiram para o Grupo Especial

Estácio de Sá

A Estácio de Sá, assim como a Portela, levou para a Sapucaí enredo em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A escola enfrentou problemas no seu desfile em algumas alegorias, mas isso não foi suficiente para comprometer o desfile da escola que no próximo ano estará de volta ao Grupo Especial.

Escolas que caíram para o Grupo de Acesso

Um ano após ter subido para o Grupo Especial, a Viradouro foi a última colocada neste ano, alcançando apenas 263,7 que não foram suficientes para manter a escola no grupo principal. A escola de Niterói desfilou sob forte chuva na primeira noite de desfiles, o que comprometeu a agremiação em diversos setores como alegorias e fantasias. Logo no inicio do desfile uma das esculturas principais perdeu um dos braços, fazendo com que a Viradouro perdesse pontos em alegoria.

Escolas que subiram para o Grupo de Acesso

Com o enredo “Borboleteando nos destinos da vida! O que te desafia te transforma” a Acadêmicos da Rocinha garantiu uma vaga entre as escolas da Série A para os desfiles do próximo ano. A escola desfilou na Av. Intendente Magalhães, mostrando bastante garra e empenho dos seus componentes, características descritas no seu samba enredo, que levava uma mensagem de superação e autoestima.

Para a Série C caíram seis agremiações, entre elas estão: Unidos da Ponte, Sereno de Campo Grande, Unidos de Vila Santa Tereza, Rosa de Ouro, Unidos de Vila Kennedy e Acadêmicos da Abolição.

Carnavalescos que mudaram de Agremiação

As novidades não param por aí, alguns carnavalescos também mudaram de escola e vão defender novas cores em 2016. Paulo Barros, após defender a Mocidade neste ano, assinou contrato com a Portela e representará a Azul e Branca de Madureira em 2016.

Cid Carvalho, ex-carnavalesco da Mangueira, será o novo reforço da escola de Niterói Acadêmicos do Cubango e Alexandre Louzada assume a Mocidade ao lado de Edson Pereira, preenchendo a vaga de Paulo Barros. Os dois carnavalescos já atuaram respectivamente na Portela e na Unidos de Padre Miguel.

Como usar t-shirts com muito estilo

Já faz um tempo que as t-shirts estão entre as peças queridinhas no guarda-roupa de homens e mulheres. A moda de camisetas, que teve início nas últimas décadas do século passado, principalmente pelo estilo mais casual e pela influência das bandas de rock no estilo da galera, voltou com tudo e está presente desde os looks mais simples até os mais “chiques” com ar despojado.

Só precisamos de uma boa dose de criatividade e os looks ficarão super estilosos. Vamos às dicas?

1) T-shirt por dentro + cinto: Uma forma que trará um super diferencial para o seu look, é colocar a t-shirt por dentro da calça ou shorts. Apesar de não perder toda a casualidade, o visual fica mais trabalhado e pode ainda ser complementado com um cinto fofo.

t-shirt com shorts jeans e cinto
Foto: Blog Dani Garlet

2) T-shirt + saia: Use a t-shirt solta por cima da saia, de forma que o look quase parecerá um vestido. O efeito fica bonito e cheio de charme!

camiseta com saia
Foto: Blog Viva Luxury

3) Escolha o sapato de acordo com tom que você quer dar ao look: tênis, sapatilhas, sandálias, mocassins, alpargatas e até scarpins Tudo isso funciona com a t-shirt que você estiver usando, é só escolher de acordo com o estilo do look e suas cores.

t-shirt com scarpin
Foto: Blog Di Santinni

4) T-shirt + calça estampada: Não tenha medo de combinar sua t-shirt com uma calça bem estampada. Isso funciona muito bem principalmente quando a camiseta é branca com estampa única central e a calça florida.

t-shirt e calça estampada
Foto: Blog Sanduíche de Algodão

5) T-shirt + blazer: Para trazer um pouco mais de sofisticação ao look tente colocar um terninho, seja preto, branco ou colorido. O resultado é incrível!

t-shirt e blazer
Foto: Blog Sara Leão

6) T-shirt + sobreposição: Aliás, a sobreposição é um estilo que você poder explorar e muito! Use jaquetas, camisas e blusas por cima da sua t-shirt. Aqui vale misturar estampas e cores!

t-shirt e camisa sobreposta
Foto: Blog Kaffka

7) T-shirt + calça flare: Se você escolher usar uma calça flare (aquela mais delineada e larga na boca da calça), pense em uma camiseta que seja mais larga também e que não encubra o quadril.

t-shirt e calca flare
Foto: Blog Mah Seno

8) T-shirt + calça skinny: Com a calça skinny a t-shirt pode ser mais larga e despojada, já que o restante do contorno do corpo está marcado.

t-shirt e calça skinny
Foto: Blog InyStyle

Mas, olha, as dicas são para te ajudar, você não precisar seguir cada uma à risca, afinal, todo mundo tem seu próprio estilo. Para criar o look perfeito com t-shirts, a única regra é essa: se divertir!

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O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Mariana Securati.
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Você sabe quais são os serviços mais terceirizados do Brasil?

Desde os anos 60, quando a terceirização de serviços foi introduzida no país, essa forma de contratação de mão de obra só vem aumentando a cada ano. Se no decorrer das décadas seguintes houve avanços em todas as áreas, nos anos 90, atividades como portaria, segurança, limpeza, manutenção, bombeiro civil e gerência predial ganharam corpo e se destacaram como as atividades mais terceirizadas no mercado, até os dias atuais.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), há no Brasil mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados, o que representa mais de 20% da população ativa com carteira assinada.

E a tendência é que esse tipo de contratação continue crescendo em nosso país, que já apresenta taxa de aumento média de quase 5% ao ano. Mas por que tantas empresas preferem terceirizar? E quais, atualmente, os serviços mais terceirizados do país?

Val Guimarães, Diretora Comercial da Mex Brasil, empresa de terceirização de serviços, entende que isso acontece porque esse crescimento tem como foco o aumento da produtividade, pois com a concentração em sua atividade principal, a empresa não terá preocupações além das inerentes às suas atividades fim.

Serviço mais terceirizados no país

E a cada ano, segundo Val, a diversidade de funções terceirizadas vêm aumentando. “Se nos anos 90, serviços como os operacionais se destacaram, a tendência é que outras áreas se sobressaiam ainda mais”.

Profissões mais terceirizadas

  • Consultoria de Processos
  • Implantação de sistemas de gestão de qualidade
  • Gestão das relações trabalhistas
  • Sistema de Remuneração
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Gestão Fiscal e Tributária

O crescimento da terceirização desses serviços mostra que há uma demanda a cada dia maior e mais qualificada por parte das empresas que buscam esses profissionais, que precisam se preparar e se atualizar constantemente para garantir um serviço de melhor qualidade.

Do lado da empresa, as vantagens consistem em manter o foco exclusivamente em seu ramo de atividade principal. Isso impacta diretamente na produtividade, pois a organização concentra todos os seus esforços unicamente em explorar melhor o seu negócio.

Se por um lado é importante à empresa terceirizar parte de suas atividades; por outro, essa é a área de interesse da contratada que realizar a mão de obra. Esse acordo natural torna o contratante e a contratada verdadeiros parceiros. E para empresa contratante, há uma política de qualidade muito bem definida, como:

  • Manter o foco da empresa, dirigido aos clientes
  • Prestação de um atendimento personalizado
  • Corresponder sempre aos clientes