Desde os anos 60, quando a terceirização de serviços foi introduzida no país, essa forma de contratação de mão de obra só vem aumentando a cada ano. Se no decorrer das décadas seguintes houve avanços em todas as áreas, nos anos 90, atividades como portaria, segurança, limpeza, manutenção, bombeiro civil e gerência predial ganharam corpo e se destacaram como as atividades mais terceirizadas no mercado, até os dias atuais.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), há no Brasil mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados, o que representa mais de 20% da população ativa com carteira assinada.
E a tendência é que esse tipo de contratação continue crescendo em nosso país, que já apresenta taxa de aumento média de quase 5% ao ano. Mas por que tantas empresas preferem terceirizar? E quais, atualmente, os serviços mais terceirizados do país?
Val Guimarães, Diretora Comercial da Mex Brasil, empresa de terceirização de serviços, entende que isso acontece porque esse crescimento tem como foco o aumento da produtividade, pois com a concentração em sua atividade principal, a empresa não terá preocupações além das inerentes às suas atividades fim.
Serviço mais terceirizados no país
E a cada ano, segundo Val, a diversidade de funções terceirizadas vêm aumentando. “Se nos anos 90, serviços como os operacionais se destacaram, a tendência é que outras áreas se sobressaiam ainda mais”.
Profissões mais terceirizadas
- Consultoria de Processos
- Implantação de sistemas de gestão de qualidade
- Gestão das relações trabalhistas
- Sistema de Remuneração
- Pesquisa de Clima Organizacional
- Gestão Fiscal e Tributária
O crescimento da terceirização desses serviços mostra que há uma demanda a cada dia maior e mais qualificada por parte das empresas que buscam esses profissionais, que precisam se preparar e se atualizar constantemente para garantir um serviço de melhor qualidade.
Do lado da empresa, as vantagens consistem em manter o foco exclusivamente em seu ramo de atividade principal. Isso impacta diretamente na produtividade, pois a organização concentra todos os seus esforços unicamente em explorar melhor o seu negócio.
Se por um lado é importante à empresa terceirizar parte de suas atividades; por outro, essa é a área de interesse da contratada que realizar a mão de obra. Esse acordo natural torna o contratante e a contratada verdadeiros parceiros. E para empresa contratante, há uma política de qualidade muito bem definida, como:
- Manter o foco da empresa, dirigido aos clientes
- Prestação de um atendimento personalizado
- Corresponder sempre aos clientes