Por que 13 de maio é o Dia do Automóvel?

No mês de maio, mais precisamente no dia 13, é comemorado o Dia Nacional do Automóvel. Chama a atenção, o fato de que esta data é oficial, pois foi criada por Getúlio Vargas, em 1934.

Mas por que 13 de maio? Bem, nós buscamos explicação. Convidamos Gregory Mâitre, da empresa de selante asfáltico, Betuseal, para assim entendermos o motivo da escolha desse dia para lembrar o automóvel.

Segundo Gregory, há pelo menos três versões para a escolha do dia 13 de maio como o Dia Nacional do Automóvel. Mas quais são os possíveis motivos?

A primeira viagem de carro

Uma das versões para a origem da data seria uma homenagem a Bertha Benz, que era esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro produzido para vendas.

Há relatos de que a esposa de Benz seria patrocinadora dos experimentos do esposo em seus carros. O automóvel, que chegava a 13 quilômetros por hora, é considerado o primeiro carro criado para ser vendido. E para provar que era seguro, alguém tinha que testar, e aí a Bertha entrava em ação.

O primeiro carro de passeio brasileiro

Outra versão para a escolha do dia 13 de maio, é que seria para comemorar a produção do Belcar, apontado com o primeiro carro de passeio brasileiro. Antes dele já havia sido produzido outros carros, mas apenas utilitários.

Essa data também é contestada, pois o primeiro modelo do carro só saiu da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto do presidente Vargas.

A primeira estrada pavimentada do Brasil

Outra hipótese apontada como sendo determinante para a escolha do dia 13 de maio, como o Dia do Automóvel, seria pela razão da abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil.

A rodovia, que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, possui 66 quilômetros, e foi inaugurada exatamente em 13 de maio de 1926. A estrada havia sido feita alguns anos antes do decreto, e é muito provável que esse tenha sido o real motivo.

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *