Dia Nacional da Língua Portuguesa

fura-bolo-dia-nacional-lingua-portuguesa-01jpg

Você sabia que hoje é o Dia Nacional da Língua Portuguesa? Os dias 10 de junho (homenagem a Luís de Camões) e 5 de maio também são dedicado a celebrar a nossa língua. A data de 5 de novembro foi instituída pela Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, e é uma homenagem ao escritor e político Ruy Barbosa, um grande estudioso, apreciador e divulgador da língua portuguesa.

Estima-se que atualmente, quase 244 milhões de pessoas falam português no mundo. Oficialmente oito países falam a língua: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e o maior deles, o Brasil. A língua também é falada informalmente eu outros lugares do planeta.

É inegável a importância de se expressar bem e conhecer melhor a língua portuguesa . Flávia Reis, pedagoga e diretora da Fura Bolo, creche na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, atua há mais de 20 anos no setor de educação infantil, aponta a importância de se incentivar o contato com a língua desde cedo: “É muito importante que os pais leiam para seus filhos, antes mesmo que eles aprendam a ler e escrever. Desta forma o livro entra de forma natural no dia a dia das crianças e ler vira uma brincadeira e não uma obrigação”.

A criança que lê mais se torna um adulto mais preparado para os desafios do mercado de trabalho e também para o vestibular e concursos. A língua portuguesa tem um grande peso nas seleções, que faz parte da vida acadêmica de todos nós. A língua portuguesa consta em todos os editais e é decisiva na conquista daquela vaga tão sonhada. A gramática portuguesa é composta por 3 grandes capítulos, ou temas: Morfologia, Sintaxe e a Fonética e alguns apêndices que englobam pontuação, acentuação gráfica, etc.

Falamos e nos comunicamos em português e por que ainda assim, muitos têm tanta dificuldade com a língua? Para Eduardo Santos, coordenador do Instituto Luminis de educação a distância, este contato diário é que é uma grande armadilha: “O aluno tende achar que pelo fato de estudar a língua desde a infância, ele sabe tudo. Isto é um erro. A língua e a gramática veem sofrendo diversas atualizações. Eduardo ainda aponta a importância da leitura: “Além disso, estudar português exige uma ótima interpretação de textos, o que exige muita leitura e analise do estudante”.

Aproveite o Dia Nacional da Língua Portuguesa para conhecer mais sobre o assunto. Existem diversos escritores brasileiros que são reconhecidos internacionalmente pela qualidade da sua literatura, como Machado de Assim. Que tal explorar as infinitas possibilidades que existem nas páginas dos livros? Ler é um barato!

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *