O Dia Nacional do Livro é celebrado em território brasileiro anualmente no dia 29 de outubro. A data resgata a fundação da Biblioteca Nacional pela Coroa Portuguesa em 1810, uma das dez maiores do mundo segundo a UNESCO e a maior da América Latina. Embora fundada oficialmente há exatos 205 anos, a biblioteca já estava no Brasil antes disso, instalada provisoriamente no Hospital da Ordem Terceira do Carmo. Seu acervo inicial veio junto com a família real, que se estabeleceu no Rio de Janeiro em 1808.
De fato, a Biblioteca Nacional é um orgulho e um patrimônio histórico para o Brasil. Em seu colossal acervo, estão catalogadas mais de 9 milhões de obras, que refletem sua destinação institucional de guardiã oficial de toda a produção intelectual brasileira, consolidada pela Lei 0.994 de 14 de dezembro de 2004, conhecida como Lei do Depósito Legal. Cabe à BN preservar o acervo bibliográfico brasileiro, vindo do exterior e o acervo hemerográfico, relativo às publicações periódicas como jornais e revistas.
Na condição de protetora de vasto acervo, a Biblioteca mantém estrutura com a finalidade de preservar e restaurar obras, materializada em laboratórios de restauração de papel. Além disso, a instituição realiza microfilmagem, fotografia e digitalização do acervo, e desenvolve extenso plano de microfilmagem de jornais, com o objetivo de preservar digitalmente tudo que sai na imprensa brasileira. Como não poderia deixar de ser, a BN disponibiliza obras para consulta online desde 2006, o que lhe assegura posição de vanguarda no cenário internacional de bibliotecas.
A importância do livro para a formação moral e intelectual
O Dia Nacional do Livro merece destaque, já que celebra o aniversário de uma das mais tradicionais instituições do Brasil e, tão importante quanto, destaca o valor do livro, veículo de transmissão de informação, cultura e entretenimento fundamental na formação da cidadania. Em tempos de internet, seu formato vem sendo reinventado, e hoje os ebooks são uma realidade, e respondem, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a mais de 9 milhões de leitores.
Um desdobramento da expansão da leitura em formato digital é o ensino a distância. Hoje existem cursos em todos os níveis, desde o superior até o ensino fundamental, garantindo formação a todos que desejam estudar mas encontram dificuldades para frequentar aulas. Sobre isso, Eduardo Santos, do Instituto Luminis, entende que “a educação, como toda as atividades produtivas, não pode abrir mão de estar presente no formato digital. De qualquer forma, a formação presencial ainda tem enorme importância. Em nossa escola, por exemplo, nossas aulas são virtuais, mas os exames para aprovação são, necessariamente, presenciais, por isso garantimos o traslado de nossos alunos vindos de qualquer parte do Brasil”.
O Clube das Curiosidades não poderia deixar de mencionar nossos melhores amigos no seu dia. Afinal, quem lê e tem curiosidade sabe mais!