A cena é muito comum. Na hora de dormir colocamos o celular ao lado da cama. E ainda antes de deitar, damos aquela última checada nas redes sociais, e-mail e mensagens. E este hábito comum nos dias de hoje pode estar roubando um preciso tempo do seu sono. Para entender melhor como um excesso no uso do celular está atrapalhando o sono das pessoas conversamos com Luciana Rocha, gerente de marketing da Euro Colchões. A empresa é fabricante de colchões e camas box e está associada ao Sleep to Live Institute, que é referência mundial em estudos e pesquisas sobre a saúde do sono.
Luciana explica que quando dormimos produzimos importantes hormônios que regulam nosso metabolismo. “ Um dos mais importante é a melatonina, responsável pelo equilíbrio dos estados de vigília e repouso e que só é produzido no escuro”. Quando você não respeita este ciclo natural do corpo, cria uma tremenda confusão e desordem no organismo e dificilmente consegue dormir profundamente.
Um estudo realizado no ano de 2008 com trabalhadores norte-americanos apontou que há 50 anos, cerca de 3% dos analisados dormiam menos de seis horas. Hoje em dia este número cresceu para 33%. O estudo foi realizado pela US Center for Disease Control (Centros dos Estados Unidos para Controle de Doenças) e aponta um crescimento assustador de pessoas que dormem cada vez menos. E um dos fatores determinantes para o crescimento deste número é a ampliação do acesso à tecnologia móvel, como celulares e tablets.
Aparelhos eletrônicos emitem luz que deixam nosso organismo confuso em relação a qual é a hora correta para dormir. Para ter um sono tranquilo, o ideal é evitar a exposição a aparelhos eletrônicos entre três e uma hora antes de ir dormir. Evite estimular a sua retina com aparelhos que emitem luz, já que ao diminuir a exposição às luzes brancas e de led, seu cérebro finalmente começa a processar que é hora de dormir e aumentar a produção de melatonina.
A recomendação para dormir profundamente é simples: não leve o celular para a cama. Crie rituais de relaxamento para ajudar ainda mais seu cérebro a receber a mensagem que é hora de repousar. Cria ambientes confortáveis, escolha bem seu colchão e mantenha seu quarto com a menor iluminação possível na hora de dormir.