Hoje é uma importante data para a educação. No dia 22 de agosto são comemorados o dia internacional e nacional do folclore e o dia do inspetor escolar. Para conhecer mais sobre a origem destas comemorações conversamos com Eduardo Santos, do Instituto Luminis, de ensino a distância.
Segundo Eduardo, esta data foi escolhida para homenagear o folclore pois a origem da palavra “folklore” (em inglês) foi inventada pelo arqueólogo inglês, William John Thoms. Ele uniu as palavras de “folk” (popular) com “lore” (cultura, saber) e passou a usar o termo para se referir aos fenômenos culturais típicos das culturas populares.
Termo muito próximo da definição do dicionário Michaelis para o termo folclore: 1 Costumes tradicionais, crenças, superstições, cantos, festas, indumentárias, lendas, artes etc., conservados no seio de um povo. 2 Parte da Antropologia cultural que estuda esses elementos; “cultura do geral no homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heroico no cotidiano” (Câmara Cascudo).
E a cultura popular brasileira é riquíssima e habitada por seres como: sacis, sereias, boitatá, Iara, curupira, lobisomens e muito mais. Histórias que são contadas de geração em geração e que devem ser preservadas e recontadas às crianças e jovens cada vez mais conectados à internet. Aliás, a própria internet é um rico meio para difundir cada vez mais as histórias do nosso folclore.
Outra figura muito importante para a educação também é celebrada neste dia, mas este existe e é bem real: o inspetor escolar. Ele é fundamental para uma escola funcionar bem e harmoniosamente, sem falar que ele é aquele personagem que conhece os alunos pelo nome e está ali para solucionar qualquer problema rapidamente, embora nem sempre ele seja um profissional valorizado. Por isso esta data é tão importante, para lembrarmos sempre do nosso querido inspetor escolar.