O motor do carro é considerado batido quando ao ser analisado apresenta fortes ruídos, devido a folga entre a biela e o eixo da manivela. Esse barulho apresentado pode ser muito seco e forte, como se algo estivesse batendo no motor.
O que faz o motor bater, geralmente, é falta de lubrificação das bronzinas provocada por diferentes motivos, como a falta de óleo ou o entupimento nos dutos que lubrificam a árvore de manivela.
Para Danilo Vasconcelos especialista da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, o que faz o motor bater, no geral, é a falta de manutenção no veículo. O especialista mostra, aqui no Clube das Curiosidades, como alguns cuidados podem fazer com que você evite prejuízos.
Cuidados com peças folgadas e a lubrificação do motor
O motor bate quando peças do interior dele começam a fazer mais força do que o normal. Com isso, as peças começam a travar, seja por conta de folgas em excesso ou mesmo por falta de lubrificação.
Uso de peças folgadas
O motor do carro, ao sair da fábrica, vem com folgas milimetricamente planejadas entre as peças. E quando o ar que entra no motor vem com alguma sujeira, principalmente pequenos grãos de areia, elas se alojam nesses espaços, o que dá inicio ao processo de desgaste das peças.
Os grãos de areia funcionam como uma espécie de lixadeira contras as peças do motor, que se desgastam, aumentam as folgas e acabam quebrando. A melhor forma de se evitar isso é trocar o filtro de ar assim que ele indicar os primeiros desgastes.
Um dos indicadores de que está na hora de trocar o filtro, é quando ele apresenta uma cor amarelada. Nesse momento, ele já deve estar passando sujeira para o motor.
A necessidade de lubrificação
O motor do carro é uma máquina que precisa ser bem lubrificada para um bom funcionamento. E para ele manter-se lubrificado, é preciso que o óleo chegue a todas as partes, garantindo seu correto funcionamento.
Danilo lembra que, com o tempo de uso, o próprio óleo do motor produz uma borra que pode entupir as mangueiras em que deve passar. Quando o óleo não lubrifica adequadamente, o motor passa a sofrer maior atrito para funcionar, podendo provocar travamento das peças.
Outro motivo que leva o motor a bater é o excesso de calor. Como as peças estão quentes, elas aumentam de tamanho e podem travar. Por isso, é importante manter a água do radiador sempre no nível correto e observar a qualidade do óleo