Bater motor

O que significa bater o motor?

O motor do carro é considerado batido quando ao ser analisado apresenta fortes ruídos, devido a folga entre a biela e o eixo da manivela. Esse barulho apresentado pode ser muito seco e forte, como se algo estivesse batendo no motor.

O que faz o motor bater, geralmente, é falta de lubrificação das bronzinas provocada por diferentes motivos, como a falta de óleo ou o entupimento nos dutos que lubrificam a árvore de manivela.

Para Danilo Vasconcelos especialista da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiroo que faz o motor bater, no geral, é a falta de manutenção no veículo. O especialista mostra, aqui no Clube das Curiosidades, como alguns cuidados podem fazer com que você evite prejuízos.

Cuidados com peças folgadas e a lubrificação do motor

O motor bate quando peças do interior dele começam a fazer mais força do que o normal. Com isso, as peças começam a travar, seja por conta de folgas em excesso ou mesmo por falta de lubrificação.

Uso de peças folgadas

O motor do carro, ao sair da fábrica, vem com folgas milimetricamente planejadas entre as peças. E quando o ar que entra no motor vem com alguma sujeira, principalmente pequenos grãos de areia, elas se alojam nesses espaços, o que dá inicio ao processo de desgaste das peças.

Os grãos de areia funcionam como uma espécie de lixadeira contras as peças do motor, que se desgastam, aumentam as folgas e acabam quebrando. A melhor forma de se evitar isso é trocar o filtro de ar assim que ele indicar os primeiros desgastes.

Um dos indicadores de que está na hora de trocar o filtro, é quando ele apresenta uma cor amarelada. Nesse momento, ele já deve estar passando sujeira para o motor.

A necessidade de lubrificação

O motor do carro é uma máquina que precisa ser bem lubrificada para um bom funcionamento. E para ele manter-se lubrificado, é preciso que o óleo chegue a todas as partes, garantindo seu correto funcionamento.

Danilo lembra que, com o tempo de uso, o próprio óleo do motor produz uma borra que pode entupir as mangueiras em que deve passar. Quando o óleo não lubrifica adequadamente, o motor passa a sofrer maior atrito para funcionar, podendo provocar travamento das peças.

Outro motivo que leva o motor a bater é o excesso de calor. Como as peças estão quentes, elas aumentam de tamanho e podem travar. Por isso, é importante manter a água do radiador sempre no nível correto e observar a qualidade do óleo

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *