Sono e ganho de peso

Qual a relação entre o sono e o ganho de peso?

Uma noite de sono tranquila e reparadora tem relação direta com a saúde e bem estar. Apenas uma hora de sono a menos do que seu corpo necessita pode causar uma grande desordem no organismo. Quando não repousamos de forma satisfatória, o metabolismo sofre uma desaceleração e alguns hormônios deixam de ser produzidos em quantidades suficientes, como a leptina, um inibidor natural de apetite.

Na fase profunda do sono liberamos a insulina, hormônio que equilibra o nível de glicose. Quando não dormimos bem, o organismo aumenta a quantidade de cortisol, que serve para diminuir o estresse, reduzir inflamações e equilibrar a quantidade de açúcar no sangue. O efeito de uma noite mal dormida é mais açúcar no sangue e uma maiores chances de desenvolver diabetes.

Um estudo realizado da Universidade de Maastricht, na Holanda, aponta que quem não tem uma boa noite de sono pode deixar de queimar até 50% da gordura que normalmente o organismo gasta ao longo do dia. Voluntários com dietas idênticas tiveram seus sonos monitorados. O grupo que teve parte do sono interrompido apresentou um ganho de peso e maior dificuldade de eliminar gordura corporal. Além disso, após uma noite mal dormida, você se ente cansado e consequentemente desmotivado a praticar exercícios físicos que somados com um metabolismo desacelerado resultam em um maior ganho de peso.

Durma melhor e emagreça

Sono e ganho de peso

Por isso, é muito importante que dormir de forma reparadora seja uma prioridade para quem busca mais saúde e qualidade de vida. Conversamos com a gerente de marketing da Euro Colchões, Luciana Rocha, para saber como ter um sono de qualidade. A empresa fabrica colchões, camas e camas box e se aliou ao Sleep to Live, um instituto internacional que é referência em pesquisas sobre a saúde do sono.

Segundo Luciana “é comprovado cientificamente que dormir emagrece. Quando os músculos estão relaxados e a espinha dorsal na forma correta, o sono é mais tranquilo e profundo. Por isso, a escolha do colchão é muito importante. Devem ser observados o tamanho, matéria prima e se é anti ácaros. Escolha um colchão que permita manter o mesmo alinhamento natural da coluna de quando se está em pé. Isso colabora para a diminuição dores nas costas, musculares, artrite ou reumatismo e melhora fluxo circulatório e linfático”.

Além do colchão invista em um ambiente agradável e escuro. A exposição constante a luzes artificiais prejudica o ciclo diário de sono do corpo, pois ele tem dificuldade de entender qual é a hora de desligar. Quanto mais escuro e silencioso o seu quarto melhor para o seu descanso. A luz provoca a diminuição da produção de melatonina, hormônio que é o mensageiro do sono. Luciana Rocha recomenda o uso de mascaras para dormir “uma solução simples e eficiente para garantir uma noite de sono reparadora”.

E já que estamos falando de peso, invista em uma alimentação saudável sempre. Insira mais vegetais, legumes e frutas da sua alimentação e diminua o consumo de frituras e alimentos com excesso de gordura, açúcar e sódio. Evite alimentos pesados e bebidas estimulantes próximo da hora de deitar, tenha uma boa noite de sono, acorde de bem com a vida e mais magra(o).

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *