Os desfiles das escolas de samba são certamente um dos maiores espetáculos da Terra, e trazem em suas atrações a arte de desfilar nos carros alegóricos e a dança e em todo seu conjunto. Mas toda essa arte, principalmente a dança, seria possível sem a bateria da escola?
Montar uma bateria exige muito esforço, dedicação, conhecimentos de percussão e muito amor à escola de samba, já que uma bateria de é composta, no geral, por 12 instrumentos, cada um com função específica. Para falar melhor sobre a composição da bateria, convidamos Newton Mendonça, do Camarote Lounge Folia Tropical, que vai mostrar a função dos principais instrumentos, aqui no Clube das Curiosidades.
Conheça os instrumentos de uma bateria de escola de samba
Surdo
O papel do surdo é dar cadência, e faz parte do primeiro grupo da bateria, marcando o tempo da música. Eles são grandes tambores, responsáveis pelos sons graves. Ainda existe o surdo de segunda linha, que dá sustentação ao de primeira, durante os intervalos do surdo principal. E o de terceira linha, que fica entre os intervalos dos dois primeiros.
Repique
O repique é a resposta à caixa. Tocado com apenas uma baqueta, funciona como uma espécie de senha para definir a hora da volta de todos os instrumentos.
Chocalho
A função do chocalho é dar apoio à caixa, é uma espécie de swing e leveza dentro da bateria. Sua presença é mais comum nos refrãos e pode, às vezes, ficar sem tocar por uma passagem inteira.
Tamborim
Se o surdo e a caixa fazem a marcação mais contínua do samba, o tamborim realiza as diferentes bossas do estilo. São tocados com baquetas, e é preciso muita rapidez nas mãos para tocá-lo.
Cuíca
Com o som bem distinto dentro da bateria, e função de dar uma florida ao som, as cuícas são parecidas com um tambor, porém possui uma haste de madeira que fica presa em seu interior, unida no centro a uma membrana de couro.
Agogô
É um instrumento de sopro, bem parecido com uma corneta. O agogô é formado por três campânulas de metal, com tamanhos diferentes, para assim, se produzir diferentes e distintos sons.
Reco-reco
Há mais de um modelo de reco-reco, mas em geral, ele é composto de duas ou três molas, que reproduzem sons, quando são friccionadas.
Pratos
Os pratos têm sua importância para o ritmo, no entanto são mais usados como alegorias, na frente da bateria. E são pouco tocados durante o desfile. São dois pratos de metal que emitem som, ao serem tocados ao outro.
Esses são os principais componentes da bateria de uma escola de samba. Para Newton Mendonça, essa mistura de instrumento, é que faz os especialistas da área afirmarem que não há uma característica que defina a batida das escolas de samba.
Isso fica claro, quando se observa que há mudanças continuas a cada ano, em relação a afinação, andamento e formação das escolas. Mas o que não muda mesmo, é a animação e a criatividade do carnaval carioca, que a cada ano, surpreende com seus encantadores desfiles.