Quando você compra um óleo lubrificante lá está escrita a marca e sequências alfanuméricas como 15w40. Você se pergunta o que, exatamente, significa aquela numeração, não é mesmo? Pois bem, é importante primeiramente entender que quando são dois números estamos falando de um óleo multiviscoso. Ou seja, que apresenta diferente tipo de viscosidade de acordo com a temperatura ao qual é exposto. Óleos monoviscosos já não são quase usados mais.
O primeiro numeral significa o quão viscoso o óleo é quando frio. Ou seja, no momento em que vira o motor, quanto menor esse número, mais fácil será esse óleo lubrificar as partes. Para alguns carros, entretanto, isso é fundamental devido ao tubo que faz a passagem do carter para o comando de válvulas, uma vez que quando mais maleável, menor as chances de ficar parado no tubo, causando uma lubrificação deficiente no comando.
O segundo número, por sua vez, é o número ao qual o óleo vai apresentar de viscosidade após quente, já na temperatura de operação. Quanto maior o segundo número, mais fino será ele na operação. Muitas vezes esse tipo de óleo mais fino quando quente é indicado para motores muito rodados. Mas para o uso correto, é imprescindível consultar sempre o manual do automóvel, para conferência prévia do tipo a ser usado.
Manutenção correta garante o bom estado do motor
Uma boa dica para os donos de carros é fazer sempre a manutenção periódica. Segundo Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, esse é um processo contínuo “não adianta nada você querer ver as especificações e se preocupar com elas após milhares de quilômetros rodados. Quando a manutenção é feita desde o início, você pode usar sempre o mesmo produto indicado pela fábrica que o motor vai responder normalmente. O uso indiscriminado de qualquer produto ou peça reduz a vida útil do seu carro”.