Já parou para pensar o que torna uma estrada boa para se conhecer ou o que faz dela uma estrada com uma boa fama? Alguns fatores, como segurança, são os mais importantes, incluindo índice de acidentes, mas simplesmente uma paisagem bonita ao redor pode levar diversas pessoas a visitarem, turisticamente, algumas rodovias espalhadas pelo mundo.
Gregory Maitre, da empresa líder em selante asfáltico Betuseal, nos ajuda a selecionar as melhores estradas do mundo.
N222 (Portugal)
Essa estrada portuguesa dá um show de beleza e encanta o caminho de quem passa por ela com a vista para o rio e para os vinhedos nas proximidades, onde são fabricados vinhos do Porto. “Essa é uma estrada que possui uma proporção mais próxima da ideal, além de repousar num belo ambiente”, ressalta Gregory. Há cerca de 15 anos, a região foi declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Highway 1 (Estados Unidos)
A representante norte-americana só poderia ser a Highway 1. Nos seus 74 km de extensão, o motorista pode comtemplar os penhascos e o oceano Pacífico ao fundo. Ela também mantém o status de uma das mais seguras, pois seus asfaltamento é impecável e ela possui apenas 36 curvas.
Cheshire Drive (Reino Unido)
A Cheshire Drive é a terceira da lista e prova que tamanho não é documento: são apenas 16 km de estrada, com uma paisagem incrível. Quem deseja visitar o Lovell Telescope, famoso ponto turístico do Reino Unido, deve desfrutar dessa bela rodovia antes. É um passeio e tanto!
Flüela Pass (Suíça)
Passando pelos Alpes Suíços, a Flüela Pass não é uma das mais seguras. “Ela conta com 37 curvas em 28 km de extensão e algumas são especialmente desafiadoras, pois são mais estreitas no final”. A prudência é muito importante para conseguir aproveitar a rodovia e contemplar a bela vista para o lago Davorsee.
L126 – Floresta Negra (Alemanha)
Todos os fãs de automobilismo já ouviram falar da região alemã da Floresta Negra, mas, dessa vez, vamos falar apenas da L126, uma estrada com 61 km, 55 curvas e mais alguns harpins que aparecem no caminho para que o motorista possa testar suas habilidades. A paisagem também não fica atrás: são grandes árvores, rios e lagos que disputam a atenção dos passageiros em todo momento.
Great Ocean Road (Austrália)
A mais extensa da lista, com seus 85 km, a Great Ocean Road é o destino certo para os motoristas que gostam de se aventurar na estrada. Considerada muito segura pelo número de curvas (um total de 48), essa rodovia é protegida pelas montanhas e ainda conta com um trecho que corta o Great Otway National Park, onde é possível observar alguns coalas no caminho.
Route de Napoleon (França)
Essa rodovia francesa é cheia de história e já notamos isso pelo seu nome. “Essa estrada corta os Alpes Franceses, mas, ao contrário de todas as pistas de serra, ela estimula a velocidade, deixando o trajeto mais interessante”. Ela foi batizada de Route de Napoleon porque foi por ela que Napoleão Bonaparte deu seu último passeio pela França, escapando de seu exílio.
Karamea Highway (Nova Zelândia)
O país que une praia e neve não podia ficar de fora desta lista. O ponto alto da Karamea Highway é a vista de tirar o fôlego pelo mar da Tasmânia. Vale a pena estacionar para apreciar com mais calma. “Entretanto, quem gosta de estradas regulares pode não gostar muito dessa, já que ela não possui a proporção ideal”. Vale ressaltar que o local serviu de locação para as filmagens do clássico “O Senhor dos Anéis”.
Passo Dello Stelvio (Itália)
Localizada no coração dos Alpes Italianos, essa rodovia possui uma altitude de quase 3 mil metros. Ela não é uma das mais seguras, já que conta com 50 curvas em apenas 24 km de extensão, mas ela é uma das mais instigantes por causa da sua paisagem magnífica.
Transfagarasa (Romênia)
Por último, mas não menos importante, temos a Transfagarasa, na Romênia, que sempre é lembrada em qualquer lista desse tipo. Ela ziguezagueia pelas montanhas dos Cárpatos e possui um sem número de curvas, túneis e viadutos, que obrigam os motoristas e redobrar a atenção. “A vista é incrível, mas o que chama a atenção no local é sua carga histórica, já que foi construída durante os anos ditatoriais de Nicola e de Ceausescu, na década de 1970”, finaliza Gregory Maitre.
Belo poste, gostei parabéns …