A matéria prima de uma boa fotografia é a luz, e para ter um trabalho fotográfico de qualidade é importante saber aproveitá-la. Para quem vai se casar à noite, por exemplo, é preciso uma atenção ainda maior ao tipo de luz usada.
A luz pode transformar completamente o ambiente de seu casamento. Depende do que você deseja: um clima acolhedor, despojado ou romântico. Não importa, tudo vai ser registrado. Para entender os tipos de luzes adequadas para cada cerimônia chamamos o fotógrafo de casamentos Rogério von Kruger.
Cerimônias ao ar livre
Trata-se da situação mais confortável para fotografar, pois, dependendo das condições climáticas, o fotógrafo não deverá se preocupar em prover iluminação, mas sim em evitar seus excessos e em compensar a incidência da luz, caso esteja em sentido desfavorável.
Luz para os noivos na cerimônia
Se o ambiente tiver pouca luz, e só os noivos estiverem sendo iluminados com feixes sobre eles, os convidados e os padrinhos não vão sair na foto. Isso acontece porque o equipamento de fotografar não consegue diferenciar para registro o claro e o escuro. Por isso, a dica é procurar uma iluminação em que todas as pessoas estejam iluminadas com a mesma luz e claridade.
Cerimônia com luz colorida
As luzes azul, vermelho e verde normalmente aparecem em casamentos que acontecem no mesmo local da recepção. Embora nessas ocasiões fique bonito, nas fotografias ninguém quer aparecer colorido. Por isso, é preciso mais atenção com a luz na hora de fazer as fotos, para evitar que todas as pessoas saiam coloridas.
Fumaça e luz
Muitas pessoas gostam do efeito da fumaça, pois dá um clima todo especial junto com a luz. Se você não usa luz direta e trabalha com um assistente, vai conseguir aproveitar muito a combinação de fumaça e luz, mas atenção com o excesso.
A luz no bolo do casamento
Normalmente, o bolo tem uma luz forte em cima de si na hora do corte e do brinde. E nesse momento é preciso ter mais foco, pois há cores para os noivos, o bolo e os convidados. Por isso, nesse momento, todos precisam estar iluminados num mesmo tom de luz, segundo Rogério.
Luz na pista de dança
O ideal para a iluminação da pista de dança são quatro pontos de luz: dois pontos na frente e dois atrás. Assim a iluminação se cruza e, não importa onde o fotógrafo esteja, vai conseguir boas fotos. Pode também ser usada luz de teto, mas é preciso que elas não fiquem muito próximas umas das outras.
Saber da teoria é fundamental, mas fotografia é prática, como toda arte que se preze. Afinal, fotografar é escrever com a luz.