Olá pessoal, tudo bem? Hoje vos trago uma postagem que abordará as diferenças entre os homens e as mulheres.
Diariamente, convivemos com as visíveis diferenças entre entre homens e mulheres, as quais geralmente se resumem em dois fatores, o intelectual e o sentimental.
Diversas pesquisas e estudos já foram feitos para explicar qual realmente é a diferença entre a mente de ambos. As pessoas geralmente falam que os homens são melhores em lógica, raciocínio matemático e espacial, ao passo em que as mulheres são melhores na dicção de palavras. Isso pode ser provado pela diferença das médias obtidas pelos homens em habilidades que necessitem do raciocínio matemático e espacial e pelas mulheres, nas que o raciocínio linguístico seja o mais exigido.
As diferenças estão, na verdade, no cérebro
Pesquisas feitas por neurocientistas envolvendo homens e mulheres, através da ressonância magnética comprovou várias diferenças entre o cérebro dos homens e o das mulheres, entre elas:
- Que o cérebro feminino é aproximadamente 10% menor que o masculino, entretanto, possui um número maior de conexões entre as células nervosas. O corpo caloso que faz a comunicação entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo costuma ser mais desenvolvido nas mulheres. O que faz com que melhore a integração de diferentes estímulos entre os dois lados do cérebro feminino. Isso é o que explica a vantagem das mulheres, em relação aos homens, a executar múltiplas tarefas simultaneamente, tais como cozinhar, ler, cuidar da casa e dos filhos de forma mais eficiente que os homens.
- O lado esquerdo do cérebro feminino (o qual cuida da parte linguística) é mais desenvolvido que o dos homens, enquanto o lado direito do cérebro masculino é mais desenvolvido (que cuida da parte lógica) que o das mulheres.
- A mulher está mais sujeita a sentir depressão do que o homem e, isso pode ser explicado pela relação direta com a baixa produção da substância química cerebral, serotonina, no cérebro feminino. As oscilações dos níveis de estrogênio em períodos críticos do ciclo reprodutivo feminino como o pré-menstrual, o pós-parto e a perimenopausa (periodo que se inicia cerca de 5 anos antes da menopausa e vai até um ano após) são “gatilhos” para a depressão feminina mais frequente.
- Nos homens, o cérebro trabalha a favor da compreensão, ao passo que no das mulheres, a favor da empatia (interpretação emocional e estética).
- As mulheres são mais emotivas que os homens ao expressar seus sentimentos, isto devido ao seu sistema límbico (unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais) ser mais desenvolvido.