Olá, tudo bem com vocês? Vou fazer uma pergunta, você já saiu de casa de manhã e ao sentir o Sol em seu rosto começou a espirrar? É sobre isso que falarei na postagem de hoje.
O espirro é, na verdade, um mecanismo de defesa de nosso organismo, servindo para expelir (com bastante força kk) as impurezas que estejam em nosso nariz. Certo mas o que isso tem a ver com o Sol? Você pode perguntar.
Ninguém consegue espirrar com os olhos abertos
Aristóteles, em alguns de seus problemas, também se perguntou o por que de espirrar ao olhar para o Sol, ele, sem muitos conhecimentos científicos, afirmou que era devido ao calor do Sol, porém, 2 mil anos mais tarde, essa teoria foi refutada, quando Francis Bacon fez o teste de sair ao Sol com os olhos fechados, o calor continuara lá, porém a ele não espirrou. Formulou-se então outra teoria, a de que quando a claridade do sol penetra nossos olhos, eles lacrimejam, e essas lágrimas escorrem até o nariz, irritando-o e então fazendo com que ele espirre.
A teoria parecia ser sólida, até ser novamente refutava, pois o espirro é muito rápido, não dando tempo de ocorrer todo esse processo descrito por Bacon. Foi descoberta então, com o auxílio de neurologistas, uma reação chamada de “reflexo cruzado”, que pode ser provocada por qualquer luz forte. Logo, esse espirro, denominada “Espirro fótico”, é causado devido a uma confusão no cérebro, pois como os neurônios responsáveis pela visão ficam muito perto dos do olfato, há uma “interferência”, e surge, então, o espirro!
O que acharam da nossa postagem de hoje? Deixem os seus comentários!