Pessoal, hoje irei falar sobre o que é o QR Code e a sua origem.
Em tempos hodiernos, com o advento da tecnologia móvel, os celulares ganharam um imenso destaque, pois apenas com um smartphone, conseguimos realizar diversas tarefas que antes só poderiam ser realizadas por um computador.
Então, o celular atualmente não faz a função apenas de realizar e receber chamadas, mas também a de acessar a internet. Porém, a grande diferença de acessar a internet por um celular e por um computador é a de que pelo computador, além da tela ser maior, a digitação ocorre de uma maneira muito mais fácil e confortável do que por um celular. Pensando justamente nisso, várias pessoas estudam para facilitar e agilizar a digitação em um dispositivo móvel, como a implantação do teclado QWERTY, a rotação da tela para aumentar o espaço das teclas, entre outras invenções.
Então, pensando em transferir dados de um lugar para o outro, como por exemplo, links, uma empresa japonesa “reinventou” o código de barras, criando o QR Code que significa Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta rápida.
Este código é lido fácil e rapidamente por celulares e apartir deste código ele já abre a página a qual ele redireciona, ou seja, nós não precisamos digitar nada do enderço contido no código.
Quando foi criado, servia apenas para catalogar peças de veículos, porém hoje em dia o seu uso não está restrito à isso, mas também a controlar o inventário, encurtar links, adicionar dados em celulares entre muitas outras utilidades.
Mas se existia o código de barras, para que criaram o QR Code? O QR Code é muito mais amplo do que o código de barras, para se ter uma ideia, enquanto o código de barras possui 13 dígitos numéricos, o QR Code possui 7089, além de possuir uma capacidade de armazenamento muito maior do que a dos tradicionais códigos de barras. Pode ser lido muito mais rápido e possui um mecanismo que consegue ler o código mesmo que o mesmo esteja sujo.
Você pode criar o seu prório QR Code neste link >> Gerador de QR Code
Um comentário em “Como surgiu o QR Code”