A história dos talheres

Fala pessoal, hoje ierei falar sobre a história dos talheres, ou seja, como eles surgiram.
Hoje em dia é praticamente inimaginável pensarmos em se alimentar sem necessitarmos de um talher, pois é uma tremenda falta de educação levar a comida até a boca com as mãos (salvo de algumas excessões, como biscoitos, sanduiches, etc), porém, até o século XI essa situação era diferentente, então todo mundo comia com as mãos. E era considerado educado aquele que levava a comida à boca com apenas três dedos.

O garfo

O primeiro garfo era um instrumento pontudo que possuia apenas dois dentes, trazido por Teodora em seu enxoval quando se casara com Domenico Salvo. Assim que as pessoas souberam a utilidade daquela ferramenta, logo consideraram-o uma heresia, pois acreditavam que pelo fato de o alimento ser fornecido por Deus, o mesmo era sagrado, logo deveria ser consumido com as mãos, fazendo assim com que a adoção do garfo como instrumento para a alimentação demorasse a acontecer.

A faca

A faca já possui uma história diferente, foi inventada muito antes do garfo, há cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e era utilizada para a caça e para a defesa. Durante a Idade do Bronze, passou a ser feita com metal.
Curiosamente, a mesma faca que era utilizada para matar animais e se defender era utlizada para descascar frutas, o que nos dias atuais seria um pouco anti-higiênico.

A colher

Diferentemente da faca, a colher foi inventada para ser utilizada exclusivamente à mesa. Existem registros arqueológicos que mostram artefatos semelhantes que já possuem mais de 20 mil anos, e eram feitos de madeira, marfim e pedra. Acredita-se que era de uso coletivo e sua forma, parecida com a da concha.

E aí, você já sabia que esses talheres que utilizamos hoje em dia são uma invenção muito antiga? Deixe o seu comentário!

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *