Aprender rápido

Três técnicas para aprender mais depressa em menos tempo

Estudar por conta própria não é fácil, ainda mais com a rotina corrida dos dias atuais. Independentemente do que você esteja estudando, é sempre necessário um tempo além das aulas, para assimilar de forma definitiva o conteúdo. Existem diversas técnicas para facilitar os seus estudos e acelerar o seu aprendizado. Consultamos Eduardo Santos, do Instituto Luminis, de ensino a distância, para conhecer três métodos infalíveis para você aprender mais em menos tempo. Eduardo alerta que não importa o método (mesmo testado e aprovado) que você escolha, mas sim a sua motivação: “Técnica sem coração não leva ao sucesso. Foco no seu objetivo e use as ferramentas como suas aliadas rumo à vitória”.

Faça resumos e anotações

Ao passar para o papel o que você leu ou escutou, é ativada uma parte cérebro ligada à memória. Explicar o conteúdo com suas próprias palavras é um dos métodos mais simples e eficientes de fixar uma lição. Há quem consiga sintetizar uma ideia ou um conjunto de ideias em uma palavra. Não importa se faz sentido para quem lê, o importante é fazer sentido para você. Além disso, a plataforma escolhida não é determinante para a eficiência do método (pode ser papel, tablet, celular, notebook, etc.), o fundamental é que seja de rápido acesso e consulta quando necessário. Então seja organizado com suas anotações e arquivos.

Sublinhe o mais importante

Parece algo muito simples, mas muitos estudantes não sabem sublinhar textos. Quando nos deparamos com um conteúdo inédito é comum achar que tudo é relevante. O resultado é que invés de sublinhar o mais importante, o aluno acaba “pintando” o livro quase todo. Por isso recomendamos uma segunda leitura antes de marcar o texto. Com calma e atenção as palavras chave e os trechos fundamentais vão ficar claros. Outro truque bacana é mesclar as técnicas. Experimente após sublinhar o texto, fazer um resumo com suas próprias palavras. Sublinhar o conteúdo mais resumo bem feito é uma dupla matadora.

Faça mapas mentais

Aprender rápido

Você já leu, sublinhou e resumiu, que tal experimentar fazer um mapa mental sobre o assunto? Mapa mentais são diagramas muito simples de fazer. Você tem uma ideia ou assunto central e em volta dele, insere informações e palavras chave que remetem àquele assunto e que te ajudam a mapear mentalmente a matéria estudada e montar um panorama geral do tema. Não existe regra para fazer mapas mentais, por isso eles funcionam tão bem. A melhor forma de produzir um mapa mental é usar o bom e velho papel e muitas canetas coloridas.

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *