Mesmo que muitos casamentos sejam diferentes um dos outros é possível notar diversas semelhanças, como vestido de noiva branco, jogar o buquê, jogar arroz entre outros. Conhecidas como as velhas “tradições”, no entanto poucos sabem o porquê delas e o que realmente significa cada ato realizado durante a cerimônia.
No Brasil, além de suas tradições há ainda uma influência grande de outros países. Veja 5 curiosidades sobre o casamento:
- Vestido de noiva branco: de todos os costumes esse é o mais universal. Antigamente era o vermelho usado no vestido de noiva, mas isso mudou quando a rainha Vitória da Inglaterra, no século XVII usou a cor branca em sua cerimônia. Passando a ser uma cor de pureza e simbolizar a castidade.
- Chuva de arroz: antigamente o “jogar o arroz” era feito dentro da igreja, em cima do altar, porém a igreja proibiu o ato e hoje é feito na saída dos noivos, simbolizando além de prosperidade, fertilidade.
- Jogar o buquê: o ato de jogar o buquê começou na Grécia com o intuito de afastar o mal olhado, para isso os arranjos de flores levavam também alho, erva e grãos no arranjo. No entanto no Brasil a tradição tem além de dividir a felicidade com os próximos, tem como objetivo trazer sorte para aquela que irá pegá-lo, sendo ela a próxima a se casar.
- Véu: atualmente não é tão procurado pelas mulheres, mas antigamente era símbolo de riqueza e elegância. Véu em árabe quer dizer “o que separa duas coisas”, simbolizando a separação da mulher solteira para entrar em uma nova vida: a de esposa.
- Bem casado: o doce bem casado ganhou espaço no casamento representando união, comparado inclusive ao doce que tem as duas partes juntas. Desejando sorte aos convidados que os pegarem também.
5 curiosidades sobre o casamento em diversas culturas
Cada cultura e religião têm suas peculiaridades em relação a casamento, modificando algumas vezes o significado de uma coisa para outra cultura. Veja algumas curiosidades de determinados países.
- Alemanha: antes do dia do casamento são jogadas pelos familiares louças velhas no chão na frente dos noivos, simbolizando sorte no casamento.
- Japão: a noiva veste três roupas e sua pele é pintada de branco. Elas não têm costume de usar penteados e sim uma peruca com muitos arranjos, o qual representa a obediência ao marido.
- Marrocos: a noiva deve tomar um banho de leite para se purificar, um dia antes de casar.
- Estados Unidos: é natural ver casamentos de dia nos Estados Unidos, isso ocorre porque no país há uma lei em que proíbe festas depois das 10 horas da noite.
- Colômbia: para os colombianos as noivas não devem usar pérolas em seu casamento, pois dizem que simbolizam lágrimas.
A variedade de cultura traz uma lista imensa de tradições e costumes, mas que no fim todas pregam a felicidade e prosperidade no casamento. O que deve levar em consideração é a sua crença.
O artigo que você acabou de ler foi um Guest Post enviado pela Maristela Silva (São Paulo – SP).
Para mais informações, entre em contato conosco pelo email contato [arroba] clubedascuriosidades [ponto] com