E aí pessoal, tudo bem? Amanhã começa o horário de verão (no Brasil), mas o que você sabe sobre ele?
A ideia do Horário de Verão, partiu do norte-americano Benjamin Franklin, no ano de 1784, tinha como objetivo a economia de velas. Embora fosse uma ideia muito boa (é tanto que até hoje a adotamos), ela só foi levada à sério aproximadamente um século depois, durante a primeira Guerra Mundial, sendo o primeiro país a adotá-la, a Alemanha, em 1916.
E no Brasil, quando ele foi adotado?
O Horário de Verão só foi adotado em nosso território no dia 3 de Outubro de 1931, partindo da iniciativa do então presidente, Vargas. Foi denominado “Horário de Economia de luz no verão”, e diferentemente de hoje, foi adotado em todo o território nacional.
A partir de 1932, ele foi esquecido, porém no ano de 1985, devido ter ocorrido uma queda no nível dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas, e desde então, é utilizado, até os dias de hoje.
Quando o horário de verão começa no Brasil?
Geralmente, ele começa na segunda quinzena de Outubro, porém, em 2006, houve uma exceção, sendo iniciado apenas no da 5 de Novembro (3 semanas de atraso), isso devido recearem que ele pudesse ocasionar algum erro nas urnas eletrônicas, pois nesse ano, as eleições para presidente foram para o 2° turno.
Ele inicia sempre em um domingo, pois como ele é um dia não útil, serve para que o relógio biológico se adapte à mudança.
Por que ele não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste?
Como essas regiões estão bem próximas à linha do equador, os dias e as noites tem praticamente a mesma duração, logo, o adiantamento de 1 hora no relógio, não proporcionaria uma economia significativa. Porém, mesmo sem estar inclusa nele, a programação da televisão é alterada, pois seguem como padrão o horário de Brasília.
A economia oriunda do Horário de Verão é realmente significativa?
Devido à esse adiantamento, há uma economia de 1 a 5% de energia elétrica consumida no país. Numericamente, pode parecer pouco, porém, quando aplicada em dinheiro, significa uma economia de 50 milhões de reais nos gastos públicos com energia.
Quantos países adotam o horário de verão?
Existem aproximadamente 30 países que o adotam, sendo a maioria localizada no Hemisfério Norte, onde no verão, o Sol se põe mais tarde. Nesses países, o adiantamento de 1 hora significa uma grande economia de energia, fazendo com que haja luz solar até, aproximadamente, às 22 horas (10 horas da noite).
Pois bem pessoal, essa foi a nossa postagem de hoje, peço que deixem os seus comentários!