Pássaros não tomam choque nos fios elétricos, por que?

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje irei falar sobre os pássaros. Afinal, vocês sabem porque não tomam choque quando estão nos fios elétricos?

Imagem - Pássaro no fio

Todo dia de sol, ao olharmos para o céu, vemos um pássaro voando ou então em cima dos fios de um poste. O mais incrível é que eles não tomam choque. Mas por que esse fenômeno acontece?

Os pássaros não levam choque pois a distância entre suas patas é minúscula, não sendo suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP), ou seja, eles só conseguirão levar um choque quando a corrente entrar por um canto e sair por outro, fechando o ciclo da eletricidade, conduzindo a energia.

Você pode se perguntar, é possível um pássaro levar um choque ao estar em um fio? A resposta é sim, pois mesmo os pássaros tendo uma distância entre as patas muito pequena, caso ele dê um escorregão, e tocar uma pata no fio e a outra no poste, por exemplo, a corrente elétrica passará pelo seu corpo e formará um ciclo, o que daria um choque no pássaro. Nos locais que existem tuiuius, os fios são mais espaçados, pois suas asas são muito largas, e se eles pousarem em um fio comum e alçarem voo tocariam em outro fio, levando um choque.

Então, um pássaro não toma choque nos fios elétricos por que ao tocá-lo, ele não toca em mais nada. Esse mesmo mecanismo pode ser feito pelos humanos, ou seja, se segurarmos um fio elétrico com as duas mãos e não tocarmos em mais nada não sentiremos choque, a não ser que toquemos em outro local, o que facilitaria o ciclo da eletricidade.

E aí, o que acharam da postagem sobre os pássaros? Deixem os seus comentários!

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

8 comentários em “Pássaros não tomam choque nos fios elétricos, por que?”

  1. Isso não está de todo certo.

    A distância entre as pernas do pássaro não influencia na passagem de corrente por seu corpo. As pernas dele poderiam estar a qualquer distância uma da outra. O choque não ocorre porque ambas as pernas estão no mesmo potencial elétrico e isso independe do espaçamento entre suas pernas.

    Se uma pessoa fica pendurada num cabo de alta tensão e não toca em nenhum outro lugar além do fio onde segura, também não leva choque.

  2. Desculpe-me, mas eles não tomam choque porque não estão aterrados. Em eletricidade para se tomar choque você precisa fechar um circuito para que a corrente percorra seu corpo. Não tem nada haver com a distância das patas, não tente supor ou achar o que não entende.

  3. Olá Ângelo Marques, a distância entre as patas possui sim uma relação, pois se elas fossem muito espaçadas, eles iriam tocar em mais de um fio, o que criaria uma corrente.
    Quanto as humanos, citei essa informação no artigo.

  4. O comentário do Luiz Pais está quase correto. Não é só por não estar "aterrado" pois se ele tocasse outra fase (que não é o terra) ele também levaria choque.
    A questão é a diferença de potencial – DDP – sendo que não importa a distância entres as patas se ele estiver no mesmo fio.

  5. Olá Efraim Silva, obrigado pela contribuição, ao falar da distância entre as patas, me referi que devido ao seu tamanho, não tem como tocar em outro ponto que faça o aterramento.
    Att, Elton Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *