E aí pessoal, atualmente, o Brasil está passando por um grande protesto, e juntamente com ele, ouvimos a cada dia mais sobre o gás lacrimogêneo, mas vocês sabem o que ele é?
O gás lacrimogêneo serve como uma arma para o controle de multidões, isso por que ele consegue afugentar um grande número de pessoas sem ser letal nem ferir gravemente. Segundo estudos, o gás lacrimogêneo causa mal-estar e irritação, e se exposto com controle, é incapaz de causar marcas e/ou óbitos, logo, por possuir essas características, é considerado como uma arma não letal, porém, em crianças de colo, seus efeitos podem ser potencialmente perigosos.
Composição
O gás lacrimogêneo mais utilizado é o CS (chlorobenzylidenemalononitrile), este tipo, foi desenvolvido por volta dos anos 50 na Inglaterra, o laboratório responsável foi o CBW (Centro de Pesquisas de Armas Químicas de Porton Down). Ele só passou a ser utilizado realmente em 1960, pelos EUA, na guerra do Vietnã.
Sua Composição pode variar de acordo com o seu tipo, as mais comuns são: cloro-acetona (CH3–CO–CH2–Cl), bromo-acetona (CH3–CO–CH2–Br) ou acroleína (CH2=CH–COH). O CS (chlorobenzylidenemalononitrile) é mais forte que o CN, porém seu efeito acaba mais rápido.
É chamado por gás lacrimogêneo, qualquer composto químico que produza estes efeitos, mas a denominação “agente de controle antidistúrbio” ou “gás lacrimogêneo” refere-se um produto químico lacrimogêneo escolhido por sua baixa toxicidade e por, supostamente, não ser letal.
Efeitos causados pelo gás
O nome lacrimogêneo deriva do latim, lágima, isso por que ao ser exposto a ele, sentimos automaticamente uma grande irritação nos olhos e como se a pele que entrou em contato com ele estivesse queimando.
Os efeitos mais comuns são: coceira, inflamação, dor de cabeça, insuficiência respiratória, tontura, tosse e vômitos. Demorando cerca de 20 a 45 minutos para passar.
Agora você pode perguntar, o vinagre reduz os efeitos do gás lacrimogêneo? Saiba que isso é um MITO, o vinagre não reduz a ação do gás lacrimogêneo, pelo contrário, ele ainda provoca queimaduras na região. Para amenizar os efeitos, o mais recomendável é lavar a região com água.
Olá Elton! Parabéns pela pesquisa, se me permite gostaria de complementar o final do artigo:
O Spray de pimenta é um tipo de Gás Lacrimogêneo seu componente ativo é a Oleoresina da planta Capsaicina e esta é misturada a um tipo de óleo sintético que dificulta a remoção do produto e portanto não é hidrossolúvel. Uma opção de pouca eficácia é lavar com shampoo de bebê. Recomenda-se não tocar a área afetada para evitar espalhar o spray pois, se coçar pode irritar mais e contaminar outras áreas do corpo. (informações retiradas do site do Wikipédia)
Olá Paula Maia,
Muito obrigado pelo seu complemento! Eu não sabia que o spray de pimenta também era um gás lacrimogêneo. Interessante também a dica de não tocar na área afetada, pois realmente, ao tocarmos, iremos espalhar mais ainda o spray.
Um abraço,
Elton Viana