Móveis para escritório podem ajudar na sua postura

Você sabia: Móveis para escritório podem ajudar na sua postura?

Você já pensou na qualidade das cadeiras do local onde trabalha? O assunto parece pouco interessante, mas uma cadeira adequada pode ajudar a prevenir asDORT’s (doenças ortopédicas relacionadas ao trabalho) e a LER’s(lesões por esforço repetitivo), assim como uma cadeira de escritório inadequada pode causar dores e desconfortos.

Móveis para escritório podem ajudar na sua postura

Os móveis para escritório têm grande influência na qualidade de vida dos profissionais e uma cadeira com a ergonomia correta faz toda a diferença. Conheça algumas curiosidades sobre as cadeiras para fazer a melhor escolha na próxima vez que for planejar seu escritório:

  • Altura: O ideal é que os pés fiquem apoiados no chão e não cruzar as pernas. No país a altura média das cadeiras vendidas é a partir de 42 cm, o que pode dificultar uma boa postura para as pessoas mais baixas, que teriam como ideal cadeiras com 36 cm.
  • Mobilidade: Cadeiras giratórias permitem que seja possível se virar para falar com outras pessoas sem que seja necessário virar o corpo, o que evita torcer a coluna.
  • Postura: Na hora de se sentar, o indicado é que as costas e a região lombar sempre fiquem em contato com o encosto, por isso opte por cadeiras que permitem a regulação de altura e inclinação.
  • Conforto: Algumas cadeiras com braços impedem que a pessoa consiga aproximar a cadeira da mesa, que seria a melhor posição para o trabalho, mantendo os teclados do computador e os braços perto do tronco, por isso alguns especialistas indicam que as cadeiras não tenham braços.
  • Visualização: Para pessoas que passam muitas horas sentadas por dia é indicado o uso de cadeiras de escritório com apoio de cabeça para não forçar a região dos ombros e pescoço, no entanto, o apoio limita os movimentos de pessoas que trabalham digitando.

A ergonomia no projeto para escritório

Antes de decidir todos os componentes do seu escritório é necessário conversar com o profissional responsável pelo projeto – design de interiores, arquiteto, decorador – sobre as funções de cada funcionário e a melhor cadeira para cada um.

O espaço e os móveis devem ser planejados para oferecer conforto, segurança e eficácia, os três pilares básicos que formam o estudo da ergonomia. Mais informações sobre a ergonomia e seus benefícios para o trabalho podem ser encontrados na Associação Brasileira de Ergonomia.


Por Maristela Silva – São Paulo/SP

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *