Produzir um vídeo é uma tarefa relativamente complexa, mas a despeito disso, para que seja bem feita, exige primeiramente esforço coletivo e muita vontade de aprender. No caso de vídeos artísticos, entra em cena outro componente, a criatividade e aquele 1% de talento inato que nem todos conseguem desenvolver.
E se você duvida de que a proporção entre talento e esforço é de 1/99, basta recorrer à história do MC Guimê. Desde muito jovem, a partir dos 13 anos mais precisamente, começou a fazer videoclipes por conta própria, seguindo de forma instintiva uma vontade que sempre teve. Guimê viria a se tornar um ponto fora da curva, ao reinventar o conceito de clipes de funk. Ao invés de exaltar os valores morais dos moradores da favela ou protestar contra injustiças sociais, Guimê resolveu fazer clipes de funk exibindo um estilo de vida nababesco e fantasioso, criando o que hoje se conhece como “Funk Ostentação”.
Ou seja, o trinômio ousadia + talento + trabalho, quando conjugado, é uma fórmula imbatível!
Como começar a gravar um videoclipe?
Não tem problema se você não é o MC Guimê ou não conta com uma produtora de videoclipes para fazer seu projeto bombar. Se é mesmo sua vontade fazer um clipe, em primeiro lugar, claro, é necessário saber que artista ou artistas serão filmados. Outro passo inicial é a escolha do equipamento. Procure contar com câmeras de boa definição, de preferência full HD, e busque saber como operá-lo. Se não tiver uma disponível, tente compensar ao máximo com uma iluminação que garanta nitidez, o que se mostrará muito útil numa outra etapa do processo, a edição. Basicamente, pode-se dividir toda a produção em quatro etapas fundamentais:
Pré-produção
Nessa fase é captado o elenco, ou seja, todas as pessoas que vão participar do clipe, além dos cantores ou cantoras. Procure sempre observar que espaço terá disponível, tempo para realização e se todos poderão comparecer no dia e horário marcados. Uma vez produzido o elenco, você poderá se preocupar em elaborar um roteiro, contendo as cenas que deverão ser gravadas na ordem, ou conforme a complexidade. Cenas mais simples poderão ser gravadas antes das mais complexas, e vice versa.
Gravação
A hora em que a “mágica” acontece não tem nada de mágico, mas sim bastante suor e trabalho. Para exemplificar, veja o making of do clipe “Desabafo” dos MCs David W. e Douglas Albuquerque:
https://www.facebook.com/DasRuasProducoes/videos/743420449126724/?video_source=pages_finch_main_video&theater
Se estiver usando câmeras profissionais ou semi profissionais, tente uniformizar as configurações de vídeo, para que as imagens não saiam discrepantes, o que representará trabalho extra na edição. Ter equipamentos como microfone, spots de luz, tripé ou, se puder, um trilho ou mesmo uma grua pode ser de grande utilidade. E, claro, procure extrair do elenco e artistas o máximo de inspiração.
Edição
Parece que o trabalho termina com a gravação, mas na verdade ele está apenas na sua metade. Captadas as imagens, é hora de montá-las para formar um conjunto que será seu videoclipe. Essa provavelmente talvez seja a fase que mais demandará preparo, uma vez que softwares de edição como o Adobe Premiere Pro ou Final Cut podem se mostrar pouco amigáveis para leigos. Se não se sentir seguro, use o Movie Maker do Windows, que pode pelo menos servir como forma de se familiarizar com ferramentas de edição mais complexas.
Divulgação / Distribuição
Claro, não se faz um clipe para guardar numa pasta do PC para mostrar aos netos na posteridade. Se você teve esse trabalho todo, vai querer que seu clipe seja visto pelo maior número de pessoas, não é? Felizmente a internet nos possibilita inúmeras oportunidades de divulgação, com plataformas acessadas por bilhões de pessoas todo mês, como o Youtube. No entanto, a web ainda oferece muitas outras possibilidades, como a plataforma Vimeo e festivais como o Clipes e Bandas. Vá em frente, divulgue seu trabalho e seja o próximo MC Guimê!
Não sabia que o MC Guimê tinha começado assim. Maneiro!
Poxa que artigo sensacional, estava procurando as melhores maneiras para gravar meus vídeos do youtube, e encontrei aqui neste artigo, agora sim já sei como gravar meus vídeos……
Parabéns!
Tem que ter disposição e MUITA vontade de aprender pra fazer vídeos. Esse é o caminho!