Respondendo à pergunta do nosso internauta Fábio Filho, que sugeriu esta postagem aqui estão os dados do Diplodocus:
- NOME: Diplodocus, que significa “dupla alavanca”
- TAMANHO: 27 m (comp.) e 3,6 m (alt.)
- ALIMENTAÇÃO: plantas e folhas
- QUANDO VIVEU: entre 150 e 138 milhões de anos atrás, na América do Norte.
Imagine 20 crianças na faixa dos 10 anos estendidas no chão, a cabeça de uma encostada nos pés de outra. Essa é a extensão do Diplodocus, dinossauro de Pescoço comprido e fino, com rabo em forma de chicote. Suas duas pernas de trás eram um pouco maiores que as da frente, permitindo-lhe inclinar o corpo.
PÉS DE ELEFANTE
Um tipo de cunha pode ter se desenvolvido nos dedos dos pés do Diplodocus, elevando-os do chão, como uma espécies de “salto de sapato”. Assim, reduzia-se o esforço para suportar seu peso ao andar
ESTICANDO O PESCOÇO
O pescoço do Diplodocus, com 7,5 m, não era tão longo quanto o de seu primo chinês, o Mamenchisaurus, que alcançava 11 m, ou seja, um pouco mais comprido do que um ônibus. 0 enorme peso do pescoço do DípIodocus era contrabalançado pela cauda, que assegurava seu equilíbrio.
DUPLA DEFESA
O DípIodocus podia defender-se dos predadores com a poderosa cauda, ou utilizá-la como apoio para sentar-se nas pernas traseiras, a fim de defender-se com as pernas dianteiras. Sua garra curva no dedo do pé podia ser usada como arma.