Teste de Gravidez

Como funciona um teste de gravidez com obstetra e em casa?

Diversos indícios podem levar uma mulher a desconfiar que está grávida, mas muitas têm até medo de ir até um obstetra e ter certeza da situação, tanto por quererem muito um filho e terem medo da decepção quanto por não acharem que é o momento certo.

Teste de Gravidez

Nossas mães e avós tem diversos métodos caseiros para detectar uma gravidez mas eles não são exatamente confiáveis. Algumas alegam que o jeito que a mulher anda ou o que ele come indica a gravidez, assim como utilizar cloro ou outros componentes químicos para ver alterações na cor da urina.

Atualmente os testes de gravidez descartáveis vendidos em farmácias são confiáveis, trazendo mais de 90% de acerto e podem ser feitos a partir do primeiro dia de atraso menstrual, mas o ideal é sempre ir ao médico e medir o BHCG através de um exame de sangue.

Quais testes existem para fazer no consultório?

Teste de gravidez no consultório com obstetra

O principal teste de gravidez realizado em consultório de ginecologia é o exame de sangue. Através da coleta feita em um laboratório é possível detectar a gestação através do nível de BHCG presente no organismo feminino. Os níveis de BHCG podem não só indicar a gravidez como também algum problema que possa ocorrer iminentemente.

O exame também pode ajudar a identificar o estágio da gestação em que a mulher se encontra. Após a confirmação da gravidez a mulher deve realizar uma ultrassonografia que datará de forma correta a idade gestacional da mulher.

Quais são os indícios de gravidez?

Mulher olhando teste de gravidez

Algumas mulheres começam a suspeitar que estão grávidas após observarem algumas mudanças em seus corpos. Popularmente, os principais indícios são:

  • Atraso menstrual;
  • Náuseas matinais;
  • Aumento nas idas ao banheiro;
  • Maior sensibilidade mamária;
  • Aumento das mamas;

Sempre que uma mulher suspeitar que está grávida ela deve buscar um teste e confirmar seu estado. Com a confirmação, ela pode mudar alguns hábitos de vida e iniciar o acompanhamento médico para ter uma gestação saudável. Os testes caseiros e de urina podem indicar a gravidez mas o tratamento pré-natal é de suma importância e deve ser conduzido por um profissional habilitado, trazendo maior segurança à mãe e ao bebê.


Por Maristela Silva – São Paulo/SP

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *