Esquecimento – Saiba o que pode causá-lo

Olá pessoal, tudo bem? O esquecimento é algo que vem atingindo muitas pessoas atualmente, isso é comprovado pela frequência em que ouvirmos queixas sobre memória fraca ou sobre sua perda, saiba o que pode causá-lo.

Esquecimento - Saiba o que pode causá-lo

Diferenças entre os tipos de memória: Sensorial, Curto e de Longo prazo

Para sabermos o que causa o esquecimento, primeiro temos conhecer a nossa memória, e quais são os seus tipos. A memória sensorial é ativada através da percepção de nossos sentidos, guardando, por alguns segundos, a imagem detalhada da informação sensorial recebida por algum de nossos órgãos. Utilizamos nossa memória de curto prazo quando decoramos, por exemplo, um número de telefone para fazermos uma ligação, porém, após ligarmos, não nos lembramos mais do número, é complicado decorar uma grande sequencia com esse tipo de memória. Já a nossa memória de longo prazo absorve os dados recolhido por nossa memória curta e os absorve, por um tempo indeterminado, sua capacidade também é ilimitada.

O que pode ocasionar o esquecimento

Falta de Vitamina B12

Essa vitamina, que pode ser encontrada em carnes, peixes e leites está intimamente relacionada à memoria. É importante que os vegetarianos prestem atenção à sua dieta pois podem um nível baixo dessa vitamina.

Pressão Alta

A pressão alta (hipertensão) pode influenciar na degradação de nossa memória pois afetam os vasos que fazem a irrigação de nosso cérebro, fazendo com que nosso sangue circule mais lentamente e com mais dificuldade, o que faz com que afete o funcionamento de algumas células.

Tireoide

o hipotireoidismo, ou seja, um problema na tireoide pode gerar uma série de consequências para nosso corpo, tais como ganho de peso, cansaço, e perda de memória, isso por que ele muda a taxa de funcionamento celular de todo nosso organismo, fazendo com que nosso cérebro funcione mais devagar.

Menopausa

Junto com a perda de hormônios femininos, as mulheres que entram no período da menopausa podem sofrer um pouco com a perda de memória, porém esse problema pode ser facilmente revertido, com a reposição de hormônios femininos.

Depressão

A depressão é uma doença que está diretamente relacionada com níveis inadequados de norepinefrina e serotonina, que são dois neurotransmissores importantíssimos para o adequado funcionamento cerebral. Ela também não causa prejuízos permanentes, prejuízos tais que podem ser facilmente revertidos com terapia e reposição hormonal.

Ingestão de Álcool

O álcool intoxica o hipocampo, que é a região encefálica que solidifica a lembrança. Isso faz com que o uso frequente do álcool acabe prejudicando a memória, apesar das adversidades, essa perda não é permanente, e para que ela não ocorra, o indivíduo deve parar de beber.

Quimioterapia

A quimioterapia pode causar a perda de memória pois devido ao procedimento ser muito radical, acaba matando além das células cancerígenas, células boas, como as da memória. Geralmente é reversível, porém em alguns casos, é necessário o medicamento.

Gravidez

Segundo uma pesquisa que analisou varias mulheres, foi constatado que as grávidas eram as que apresentavam mais problemas de memória. Acredita-se que isso ocorre devido à difícil rotina encarada por elas.

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *