Empregos terceirizados

Você sabe quais são os serviços mais terceirizados do Brasil?

Desde os anos 60, quando a terceirização de serviços foi introduzida no país, essa forma de contratação de mão de obra só vem aumentando a cada ano. Se no decorrer das décadas seguintes houve avanços em todas as áreas, nos anos 90, atividades como portaria, segurança, limpeza, manutenção, bombeiro civil e gerência predial ganharam corpo e se destacaram como as atividades mais terceirizadas no mercado, até os dias atuais.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), há no Brasil mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados, o que representa mais de 20% da população ativa com carteira assinada.

E a tendência é que esse tipo de contratação continue crescendo em nosso país, que já apresenta taxa de aumento média de quase 5% ao ano. Mas por que tantas empresas preferem terceirizar? E quais, atualmente, os serviços mais terceirizados do país?

Val Guimarães, Diretora Comercial da Mex Brasil, empresa de terceirização de serviços, entende que isso acontece porque esse crescimento tem como foco o aumento da produtividade, pois com a concentração em sua atividade principal, a empresa não terá preocupações além das inerentes às suas atividades fim.

Serviço mais terceirizados no país

E a cada ano, segundo Val, a diversidade de funções terceirizadas vêm aumentando. “Se nos anos 90, serviços como os operacionais se destacaram, a tendência é que outras áreas se sobressaiam ainda mais”.

Profissões mais terceirizadas

  • Consultoria de Processos
  • Implantação de sistemas de gestão de qualidade
  • Gestão das relações trabalhistas
  • Sistema de Remuneração
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Gestão Fiscal e Tributária

O crescimento da terceirização desses serviços mostra que há uma demanda a cada dia maior e mais qualificada por parte das empresas que buscam esses profissionais, que precisam se preparar e se atualizar constantemente para garantir um serviço de melhor qualidade.

Do lado da empresa, as vantagens consistem em manter o foco exclusivamente em seu ramo de atividade principal. Isso impacta diretamente na produtividade, pois a organização concentra todos os seus esforços unicamente em explorar melhor o seu negócio.

Se por um lado é importante à empresa terceirizar parte de suas atividades; por outro, essa é a área de interesse da contratada que realizar a mão de obra. Esse acordo natural torna o contratante e a contratada verdadeiros parceiros. E para empresa contratante, há uma política de qualidade muito bem definida, como:

  • Manter o foco da empresa, dirigido aos clientes
  • Prestação de um atendimento personalizado
  • Corresponder sempre aos clientes

Publicado por

Julio Brito

Um apaixonado por filmes, clipes, mídias digitais, fissurado em internet e investigador compulsivo de curiosidades. Mas sou normal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *