A cor branca para os vestidos de noiva faz parte de uma tradição antiga e que desde então, praticamente todas as mulheres costumam seguir. Desde o início, o simbolismo do vestido branco estava totalmente ligado à pureza e castidade das mulheres.
Foi no século XIX que começou toda a história e o vestido de noiva branco passou a ganhar significado, inspiração e tendência para as pessoas daquela época. Já que, foi o casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra, definiu a maioria das tradições seguidas até os dias atuais.
Isso porque, Vitória foi a primeira mulher a se casar por amor e seu vestido além de bem trabalhado e cheio de detalhes, era belíssimo e ainda continha véu e grinalda. Sendo assim, não é só pelo simbolismo e beleza que o branco representa que ele conseguiu ser tradição, mas também, pela naturalidade, romantismo e elegância que a cor trouxe naquela época.
Antigamente, muitas mulheres casavam-se de vestidos coloridos. No entanto, depois da fama e destaque de Vitória, a popularidade do vestido de noiva branco aconteceu realmente no século 20, quando a moda passou por muitas mudanças e definiu o tom como o ideal para casamentos.
Os vestidos de noiva atuais
Por muitas décadas, não utilizar o branco no casamento era considerado ousadia. Contudo, atualmente, as mulheres estão cada vez mais modernas e buscam novidades em seu vestido. Por isso, hoje é comum e até muito valorizado mulheres que optam por outras cores ou tons em seu vestido de noiva, tais como, o champanhe, nude, rosê e até mesmo cores mais vibrantes.
Afinal, há muitas noivas que querem o novo, o inusitado e buscam fugir do padrão. Além do que, os ambientes de casamentos mudaram e as decorações também, por isso, as noivas podem ficar mais livres para escolher a cor que mais combinar com a sua cerimônia. Por outro lado, vale lembrar que é preciso ter coragem e atitude para escolher outra cor.
Portanto, se não quer errar na escolha do vestido e pretende ficar linda e elegante no grande dia, o tradicional branco continua sendo a opção infalível e mais encantadora para você!
Esse foi um Guest Post enviado pela nossa leitora Joana Munhoz