Você já ouviu falar sobre o polvo véu? Não? Então você está no lugar certo! Agradeço ao internauta Rafael Moura que me enviou esta sugestão pelo facebook!
Esta curiosa espécie de polvo possui uma característica muito exótica de um dimorfismo sexual, o macho de sua espécie é 40 mil vezes menor do que a fêmea. Enquanto uma fêmea mede cerca de 2 metros de comprimento, o macho é minúsculo, e chega ao máximo a poucos centímetros.
Esta espécie, também é conhecida como polvo cobertor, isto graças à sua forma “espalhada” com seus tentáculos unidos por intermédio de uma capa. Este animal é extremamente raro e vive em lugares quentes e isolados.
Por ser muito pequeno, o minúsculo polvo macho se defende de seus predadores de uma forma no mínimo incomum, ele “toma” os tentáculos da água viva (são imunes a tal picada) e se defendem com os tentáculos dela, arremessando-os contra o “inimigo”, fazendo então com que ele garanta a sua fuga.
Uma curiosidade interessante é que ele só se acasala uma vez, isso por que ao se acasalar com uma fêmea, ele utiliza “todos os seus recursos” para tal ato, fazendo assim com que morra logo após o ato, deixando a fêmea sozinha carregando cerca de 100 mil ovos. Você pode pensar, se a diferença de tamanho entre o macho e a fêmea é tão grande, como eles conseguem se acasalar? O acasalamento é possível, pois o macho possui uma espécie de tentáculo modificado que armazena o seu esperma, e é por intermédio deste tentáculo que o ocorre o acasalamento pois ele se locomove até o manto da fêmea e a fecunda.