Olá pessoal, tudo bem? Hoje em dia a internet já faz parte de nossas vidas (você está a utilizando para ler isso!), mas se você morasse em lugar muito remoto, que não tem internet, o que você faria? O Google propôs uma solução, o Google Loon!
Tudo começou com Sameera Ponda, uma engenheira chilena que estudou no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, Estados Unidos). A ideia era simples: Lançar balões no ar e disponibilizar internet nos lugares mais distantes e de difícil acesso do planeta. Atualmente, segundo o site PSafe, 2/3 das pessoas do mundo não tem acesso à internet. Com o Google Loon, será possível dar educação e saúde para os lugares mais necessitados.
Como funcionará o Google Loon
Os balões serão preenchidos com gás hélio na parte de cima e ar na parte de baixo, depois serão levados pelas correntes de ar a 20,000 metros do solo, em uma subida de aproximadamente 45 minutos. Para isso precisariam de autorização de aeroportos antes de cada lançamento. Enquanto isso, na terra, antenas se conectam aos balões, disponibilizando internet. Quando os balões estiverem no ar, eles poderão ser realocados. Cada balão tem uma vida útil de aproximadamente 20 dias, e cobrem um raio de até 20km. Atualmente, os balões são feitos de plástico e estão estudando outros materiais que possam ser utilizados, já que o frio e a radiação solar diminuem sua vida útil.
O Projeto Google Loon teve inicio em Junho deste ano, com um voo experimental na Nova Zelândia, nas cidades de Christchurch e Canterbury.
O Google está planejando mais testes para 2014. Será que se alguns balões desses viessem para o Brasil a nossa internet melhoraria? Deixem os seus comentários!