Cores na decoração: o que cada uma significa

As tendências de decoração e design de interiores indicam cada vez mais o uso de cores fortes e não tradicionais em casas e escritórios. Apesar do toque de modernidade que a cor traz ao ambiente, deve-se tomar cuidado para fazer combinações harmoniosas.

Cores na decoração

Diversos estudos e culturas apontam para o significado de cada cor e o sentimento que ela transmite. Atentar-se a esse detalhe pode ser uma boa alternativa quando desejamos utilizar cores na decoração mas não temos certeza de qual utilizar.

Feng-shui

O feng-shui é uma técnica milenar asiática que busca equilibrar as energias do ambiente, trazendo bem-estar e conforto às pessoas. Segundo a técnica, as cores possuem significados simbólicos associados a elas e estimulam efeitos. Confira algumas:

  • Amarelo – simboliza poder e riqueza por estar associada ao ouro. É indicada para escritórios e salas de estudos, por aumentar a capacidade de concentração e estimular a inteligência, a sabedoria e o raciocínio.
  • Laranja – indicado para salas de jantar e estar, por estimular a comunicação, a criatividade e chamar a atenção. Está associada com otimismo, alegria e vitalidade.
  • Vermelho – transmite energia, força e paixão, além de representar o fogo, a luz e o poder. Deve ser utilizada na sala de jantar para estimular conversas e o apetite.
  • Rosa – associada ao amor e ao romance, é indicada para quartos de casal ou de meninas. Traz uma energia suave e um toque romântico ao ambiente.
  • Azul – cor que transmite harmonia, paz e tranquilidade. Ajuda a relaxar e é muito utilizada em quartos de bebês quando no tom mais claro, trazendo a impressão de proteção e calma. Também é muito utilizada nos banheiros, por representar a água.
  • Verde – representa a natureza, saúde, equilíbrio e liberdade. Considerada aconchegante, é ideal para quartos de crianças ou do casal, graças à sua capacidade relaxante.
  • Violeta – possui o poder de equilibrar a mente, aliviando medos e obsessões. É recomendada para ambientes particulares, sendo até recomendada por psiquiatras.
  • Branco – permite a utilização de diversos quadros, móveis e adereços coloridos, além de ampliar a sensação visual de um espaço e transmitir paz, inocência e pureza.
  • Preto – representa sabedoria e intelectualidade. Provoca sensação visual de profundidade e pode ser elegante, se usado com parcimônia. Pode ser mesclado com cores neutras ou como destaque de cores fortes.

As cores podem ser utilizadas tanto em paredes quanto em objetos de decoração, sempre primando pela harmonia entre elas. Caso tenha dificuldade, vale a pena investir na contratação de um decorador profissional.


Esse artigo foi enviado pela nossa leitora Maristela Duarte.
Quer publicar um artigo no Clube das Curiosidades? Entre em contato conosco para ter mais informações.

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *