Saiba como funciona um self storage

Ainda pouco popular no Brasil, mas ganhando mais clientes a cada dia, o serviço de self storage é uma alternativa para armazenar diversos objetos, com as casas e escritórios ficando cada vez menores, até mesmo por motivos econômicos, como o preço exorbitante do metro quadrado nas grandes cidades e também os custos de manutenção de um grande espaço.

Self Storage

Com base nessas dificuldades, surgiram os self storages, locais que contam com o aluguel de box para armazenar os mais diversos objetos. O espaço conta com boxes de diversos tamanhos, adequados para o armazenamento de diversos tipos de produtos.

O que guardar num self storage?

Os boxes disponíveis para aluguel possuem diversas características que o adequam para determinados usos. Por exemplo, existem alguns com dimensões, piso e localização específicos para manter automóveis e motocicletas guardadas em segurança.

Já outros espaços foram planejados para conservar vinhos, transformando o local em uma adega climatizada adequadamente. Outros usos para os boxes são:

  • Armazenamento de documentos (arquivo morto);
  • Objetos que exijam climatização (vinhos, obras de arte, objetos históricos);
  • Móveis e objetos em geral.

Diversos tipos de objetos podem ser armazenados em um self storage. No entanto, joias e alguns objetos de valor inestimável podem não ser aceitos, uma vez que os espaços nem sempre contam com cofres adequados, apenas os boxes com vigilância 24h e câmeras de segurança.

Como utilizar?

Um dos benefícios do self storage é a praticidade que ele apresenta aos usuários. Em geral, o aluguel é feito por um período determinado (1 mês), e conforme o cliente continue pagando o aluguel, o boxe mantém-se a sua disposição, sem renovação de contratos ou outras burocracias.

Exemplo de Self Storage

Ao alugar uma unidade, o cliente recebe uma senha digital, para entrar na área dos boxes, e deve providenciar um cadeado com chave para seu box. Os self storages contam com estacionamento amplo e carrinhos para transporte dos objetos. A organização dentro do espaço fica por conta do usuário, que arruma suas coisas como melhor lhe convém.

A segurança e praticidade são pontos fortes do serviço de self storage e levam cada vez mais usuários a aderirem ao espaço, guardando desde arquivos mortos de empresas até móveis que não utilizam mas que possuem valor sentimental ou servindo de estoque e adega para restaurantes e colecionadores.


Por Maristela Duarte – São Paulo/SP

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *