A Seleção Estadunidense de Futebol – Curiosidades

Olá Pessoal, dando sequência à nossa série de postagens sobre as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA™ 2014, vamos falar sobre a Seleção dos Estados Unidos.

Seleção Estadunidense de Futebol

 

A Seleção Estadunidense de Futebol em sua melhor fase, terminou a Copa do Mundo de 1930 em terceiro lugar. Em 2009, conseguiu o segundo lugar na Copa das Confederações de 2009. Os Estados Unidos conquistou a Copa Ouro da CONCACAF cinco vezes em dez torneios (é o atual campeão). Equipes de futebol dos EUA também levaram prata e bronze nos Jogos Olímpicos de 1904. A seleção masculina compete na Copa do Mundo e na Copa das Confederações, além da Copa Ouro da CONCACAF e outras competições por convite. Até a década de 1990, a seleção dos Estados Unidos foi considerada uma das equipes mais fracas do mundo. Tendo como destaques antes da última fase do século XX foram: terminar em terceiro na primeira Copa do Mundo; depois, classificar-se para a Copa do Mundo FIFA de 1934 e retirando-se em 1938, participando depois em 1950, causando uma virada, derrotando a Inglaterra por 1 a 0 na sua quarta partida de grupo. Depois de 1950, os EUA não se classificou para a Copa do Mundo novamente até 1990. Após a Copa do Mundo FIFA de 1990, os EUA se classificaram automaticamente como anfitriões da Copa do Mundo de 1994, perdendo para o Brasil nas oitavas-de-final. A partir de então, a equipe se classificou para todas as Copas do Mundo até então, até e inclusive a Copa do Mundo FIFA de 2014, com o melhor desempenho sendo alcançando as quartas-de-final da Copa do Mundo de 2002, perdendo para a Alemanha. Na etapa regional, a seleção também melhorou, com um recorde até 2009 de alcançar a final da Copa Ouro da CONCACAF bienal oito vezes desde 1989, ganhando quatro, em 1991, 2002, 2005 e 2007. Como vencedores da Copa Ouro de 2007, eles também avançaram para a final da edição de 2009 da Copa das Confederações da FIFA, perdendo para o Brasil na final.

Vamos às curiosidades sobre a Seleção Estadunidense

Apelidos: “Yanks” – “Ianques”, “The Stars & Stripes” – “As Estrelas e Faixas”, “The Red, White & Blue” – “A Vermelha, Branca e Azul”

Confederação: CONCACAF – Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe

Fornecedora de Material Esportivo: Nike

Treinador: Jürgen Klinsmann

Capitão: Clint Dempsey (Seattle Sounders – EUA)

Jogador com mais participações: Cobi Jones – 164 jogos

Artilheiro: Landon Donovan – 57 gols

Participações em Copa do Mundo: 9 (1° participação em 1930)

Melhor resultado em Copa do Mundo: 3° lugar – 1930

Posição no Ranking da FIFA™: 14° lugar


O que acharam desse artigo? Têm algo para acrescentar? Deixe o seu comentário!

Publicado por

Elton Viana

Geek, Curioso e Full-Stack Developer. Tenho 17 anos e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *