Como incentivar seu filho a beber líquido

Verão está se aproximando. A estação mais quente do ano exige cuidado para todos nós e principalmente com as crianças. Hidratar-se durante o intenso calor é muito importante, mas algumas mães têm dificuldade em dar líquidos para as crianças. Algumas não gostam de beber com a regularidade que o verão pede e outras estão tão ocupadas correndo para cima e para baixo – afinal também estamos no período de férias – que simplesmente se esquecem de fazer uma pausa e beber uma água ou um suquinho.

crianças-bebendo-agua

Conversamos com Flávia Reis, educadora que há mais de dez anos está à frente da Fura Bolo, creche na Barra da Tijuca, para coletar dicas para mamãe e papais ajudarem seu filhote a se hidratar. Na Fura Bolo, existe um lindo projeto chamado “Cozinha Gourmet”, onde uma nutricionista ensina receitas e a importância de uma alimentação rica e saudável para os pequenos.

“O hábito de beber água, assim como outros hábitos saudáveis, deve ser incentivado nas crianças desde o berçário, na escola e os pais devem dar o exemplo”, afirma Flávia. Crianças com idade entre um a três anos devem ingerir, em média, 1.300 ml e crianças com idade entre de quatro a oito anos devem ingerir em média 1.700 ml. As maiorzinhas com idade entre nove e dez anos devem beber 2.100 ml. Lembramos que este valor é uma média, mas menos que este valor não é recomendável.

Prefira líquidos naturais

E quando falamos da ingestão de líquidos é bom destacar que estamos nos referindo à água, sucos naturais, chá e água de coco. Nada de refrigerante ou sucos artificiais, que contêm muito açúcar, sódio, conservantes e corantes. Legumes, verduras e frutas também contêm líquido, então inseri-los na alimentação é mais um reforço para manter seu bebê hidratado. Aquela melancia geladinha pode ser mais atrativa para os pequenos que uma mamadeira de água.

Mas, mamães, atenção: nenhum líquido substitui a água, ok? Quando a criança está mamando apenas no peito ainda, não necessita de nenhum outro líquido ou alimento nem de água, somente o leite materno é alimento suficiente para a criança.
Não custa nada lembrar que o exemplo é o melhor mestre. Mantenha uma garrafinha por perto e beba ao longo do dia e ofereça para seu filho. Capriche também na hora do almoço e sirva saladas coloridas, muitos legumes e verduras e de sobremesa as frutas da estação. Quanto mais diversificado melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *